Leite de Soja Engorda

Alguns falam que o leite de soja tem mais benefícios que o leite de vaca, outros já dizem que ele engorda mais...

O leite de soja é um produto que vem sendo usado como alternativa para substituir o leite, mas será que o leite de soja engorda? É o que vamos descobrir neste artigo.

O grão de soja é muito cultivado no Oriente, principalmente na China e Japão, onde se caracteriza como principal constituinte de muitos pratos. Um dos produtos derivados do grão de soja mais consumidos no Brasil é o leite de soja, mas será que o leite de soja engorda ou emagrece?

É possível afirmar que o leite de soja engorda?

Ouvimos muito falar no consumo de leite de soja para pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína do leite de vaca. Mas atualmente, o seu consumo também está cada vez relacionado com a perda de peso.

Isso se deve ao fato de que, o leite de soja não só se mostrou uma excelente alternativa para pessoas alérgicas ou intolerantes ao leite de vaca e seus derivados, como também se tornou um item presente no cardápio de muitas pessoas que fazem dieta, devido ao baixíssimo percentual de gorduras saturadas e de colesterol presentes neste alimento.


O leite de soja é feito a partir de grãos da soja e é extremamente nutritivo, além de ser rico em proteínas de boa qualidade, ômega 3 e 6, fibras, vitaminas e minerais, possui baixa quantidade de gorduras saturadas. Portanto, não se pode afirmar que o leite de soja engorda.

Os benefícios relacionados ao leite de soja são inúmeros e só demonstram o bem que este produto provoca em nosso organismo. Pois, contribui para o emagrecimento, equilibra os níveis de glicose e insulina no sangue devido ao fato de ser composto por 40% proteínas (se for a proteína isolada de soja essa porcentagem é maior), contribuindo assim com a diminuição de problemas renais. Além de que, pelo fato de também possuir fibras, mostra-se como aliado na prevenção do diabetes tipo 2 e  da insuficiência dos rins.

Foto de soja e dois copos de leite de soja

O leite de soja também contribui para a prevenção de cânceres como de colo de útero, mama e próstata, para ter boa memória e na melhora das crises de asma e dos sintomas causados pela tensão pré-menstrual (TPM) e menopausa.

Outro aspecto que nos impede de afirmar que o leite de soja engorda é o fato de que, em sua composição estão presentes alguns peptídeos ativos como o betaconglicina, que contribui para a queima de gordura.

É claro que, o leite de soja em si pode não te dar o resultado esperado no que diz respeito ao emagrecimento, mas se combinado com uma dieta equilibrada e exercícios físicos estes resultados podem ser melhorados.

Conclusão

Pelo fato de o leite de soja apresentar calorias e açucares, mesmo que em quantidades reduzidas, faz com que muitas pessoas pensem que o leite de soja engorda da mesma forma que o leite de vaca. No entanto estudos apontam que isso não é verdade, pois o leite de soja pode contribuir no emagrecimento e no ganho de massa muscular.

Ao ingerir leite de soja aliado a exercícios físicos, pode ocorrer um aumento da porcentagem de massa magra e uma redução da gordura corporal, isso acontece porque a proteína da soja é considerada uma das melhores fontes de proteína completa, fazendo com que se tenham músculos mais saudáveis.

Além disso, devido à sua composição, o leite de soja é uma ótima escolha para pessoas com problema de hipertensão, colesterol alto e que apresentam propensão a doenças cardíacas. Essa bebida proporciona saciedade e promove um metabolismo mais eficiente.

Existem diversas formas de adicionarmos o leite de soja em nossa dieta, podendo usar no café, chá, com cereal e até mesmo misturar com suplementos de proteínas, o que ajuda muito nos exercícios físicos.

Para as pessoas que querem usar como um complemento na alimentação, o sorvete de leite de soja pode ser uma opção saudável e saborosa. Substituir sucos e refrigerantes pelo leite de soja pode fazer com que haja uma redução nos níveis de açúcar no metabolismo.

Para quem pensa que leite de soja engorda, uma dica é consumi-lo na primeira metade do dia, fazendo com que o organismo maximize a chance de usar os nutrientes e o açúcar nas atividades diárias.

Assim, chega-se a conclusão de que esta bebidaa oferece nutrição balanceada ao nosso organismo, contrariando o pensamento de que o leite de soja engorda. Na verdade, como vimos, se aliada a uma alimentação correta, o leite de soja ajudará a perder peso!





Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (13 votes, average: 4,38 out of 5)
Loading...

1 pensamento em “Leite de Soja Engorda”

  1. Boa noite. Como tenho refluxo e azia, estou deixando de beber café, leite e sucos ácidos, o que tem me deixado sem muita alternativa para o meu café da manhã. Pensei em consumir o leite de soja, mas não sei se é outro que também me causaria refluxo e azia. Vocês poderiam tirar-me esta dúvida, por favor?
    Obrigado.
    Carlos Catharino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *