Leite Desnatado Engorda ou Emagrece?

O leite desnatado tem menos gordura que o leite integral, mas será que mesmo assim ele engorda muito?

Uma opção para quem faz dieta é substituir o leite integral pelo leite desnatado, mas dai surge a dúvida: será que o o leite desnatado engorda tanto quanto o integral ou ele ajuda no processo de emagrecimento? Esclarecemos isso neste artigo.

Desde o nosso nascimento consumimos o leite como alimento, pois como sabemos o leite é um alimento extremamente nutritivo e com quantidade significativa de proteínas e fibras. O consumo de leite é um hábito dos mamíferos há centenas de anos.

O consumo de leite desempenha diversas funções, sendo fundamental para a manutenção do nosso organismo, além disso, é uma excelente fonte de cálcio, e por isso faz muito bem para os nossos ossos.

Existem três tipos de leite de vaca, que são integral, semidesnatado e desnatado, o que diferencia esses três tipos de leite é o potencial calórico. O leite mais calórico é o integral, e o que apresenta menor quantidade de gordura e calorias é o desnatado. Mas será que mesmo assim o leite desnatado engorda?


O leite desnatado possui 0,5% de gorduras totais, 4,5% de carboidratos, 3% de proteínas e não contém gorduras saturadas. Em 100 gramas de leite desnatado temos 30 calorias.

O diferencial de cada tipo de leite de vaca está relacionado à quantidade de gorduras e calorias, uma vez que, a proporção de outras propriedades como proteínas, cálcio e carboidratos é a mesma independente do tipo de leite. O que prova que o potencial nutritivo permanece o mesmo.

Benefícios do leite desnatado

Sabe-se que o leite e seus derivados se caracterizam como importante parte de uma dieta equilibrada e saudável, pois são capazes de fornecer inúmeros benefícios para o nosso corpo. É recomendado o consumo de 2 a 3 produtos lácteos por dia.

O leite desnatado tem um gosto pouco diferente do leite integral, sendo mais “aguado”, mas se engana quem pensa que isso faz com que o leite desnatado tenha menos propriedades nutricionais que o leite integral, isso é uma consequência do processo de industrialização do leite para que ele tenha todas as características citadas acima.

foto de leite desnatado em jarra e no copo

Os efeitos benéficos conquistados pelo consumo de leite são:

  • Previne o risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas;
  • Combate à osteoporose e prevenção do câncer colorretal, graças à presença de cálcio;
  • Combate à anemia, devido à concentração de ferro presente no leite;
  • Auxilia no sono, pois possui propriedades promotoras do sono como cálcio que contribui para o relaxamento, e o triptofano que é convertido em serotonina, hormônio natural que ajuda no adormecimento;
  • Faz bem para os dentes e ossos.

Os benefícios acima mencionados dizem respeito a todos os tipos de leite. No entanto, além destes, o leite desnatado possui o diferencial de contribuir para a queima de gordura abdominal e é excelente também para quem faz academia, pois repõe líquidos perdidos e pode ser usado como isotônico para manter o corpo hidratado.

O poder em contribuir para o emagrecimento também pode estar relacionado ao fato de o leite desnatado ser rico em aminoácidos, o que provoca uma sensação de saciedade.

Com isso nossa preocupação com o fato de que o leite desnatado engorda é menor. Porém, para obtermos grandes resultados precisamos de uma alimentação balanceada.

Leite Desnatado x Leite Integral

O leite desnatado pode substituir tranquilamente o leite integral, podendo ser tomado puro, misturado a outros alimentos como cereais ou achocolatado, ou ainda pode também ser usado na confecção de bolos, pães, entre outras receitas. No entanto, cuidado, pois apesar de apresentar um potencial calórico menor, o leite desnatado engorda sim e pode acabar sabotando a sua dieta se a ingestão for demasiada ou esse consumo ocorrer juntamente com outros alimentos mais calóricos.

leite desnatado x leite integral

Os acompanhantes do leite que acabam mais engordando são os achocolatados, que dependendo da quantidade pode dobrar ou triplicar as calorias, ou então as chamadas vitaminas hipercalóricas, com frutas e ingredientes com muitas calorias, como no caso do abacate com açúcar.

Mas se comparado ao leite integral, em uma dieta que prioriza a baixa ingestão de gorduras é ideal o consumo do leite desnatado, devido apresentar menor quantidade de calorias, mas não podemos abusar, pois o leite desnatado engorda, caso o consumo ocorra em excesso.

É sempre bom aliarmos uma alimentação equilibrada e saudável à exercícios físicos regulares, pois só assim, é possível obtermos bons e duradouros resultados.

Com base em todas as informações apresentadas podemos perceber que o pensamento que temos de que leite desnatado engorda não é verdade, e ainda traz ótimos resultados para quem faz uma dieta de emagrecimento, uma vez que o cálcio presente no leite ajuda o organismo a queimar gordura, recuperar os músculos, e ainda serve com isotônico, ótimo para quem pratica atividades físicas.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (81 votes, average: 4,49 out of 5)
Loading...

4 pensamentos em “Leite Desnatado Engorda ou Emagrece?”

  1. Tomo leite desnatado com adoçante cm bolacha integral ou pao de centeio esse e meu cafe cafe da manha arroz integral cm vegetais no almoço e jantar ja emagreci 3 klos em 2 semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *