Leite Engorda?

Embora você já saiba que o leite é bem gorduroso, será que ele engorda muito? Qual o leite que engorda menos?

Há muita controvérsia envolvendo o leite. Mesmo entre os adoradores desse alimento, a afirmação que o leite engorda figura entre as principais dúvidas sobre o leite.

Alimento rico em proteínas, mas também rico em gorduras dependendo do tipo consumido, o leite é o causador de intermináveis discussões sobre sua necessidade na dieta. Vamos conhecer um pouco mais sobre as características do leite neste artigo.

Algumas vertentes da medicina são totalmente contra o consumo do leite. Argumentam que assim como o leite materno foi feito exclusivamente para o bebê, o leite vaca é exclusivo para o bezerro. Isso porque acreditam que o organismo humano não possui as enzimas necessárias que quebram (metabolizam) todas as proteínas encontradas no alimento.

Não nos referimos aqui somente à lactose, pois há um conjunto de proteínas no leite. Mesmo assim, há muitas pessoas intolerantes à lactose que não podem consumir nem o leite, nem seus derivados.


Além disso, estudos e pesquisas sobre o cálcio existente no leite indicaram que esse mineral somente é absorvido pelo corpo se as pessoas que o consomem tomam sol regularmente. Isso acontece porque o cálcio que há no leite precisa sofrer uma “transformação” para ser absorvido pelo nosso organismo e, assim, aproveitar os benefícios que o cálcio oferece para os ossos.

Por outro lado, uma grande parte de médicos (de várias especialidades) e nutricionistas indica o leite de olhos fechados.

Componentes do Leite

Vejamos abaixo os elementos que compõem o leite.

  1. Água: principal componente e o que é encontrado em maior quantidade.
  2. Gordura: encontrada em maior ou menor quantidade nos variados tipos de leite que existem atualmente no mercado. No processo natural de desnate, a gordura fica na superfície do leite por ser mais leve. Ela é retirada e utilizada para a produção de manteiga, creme de leite, etc. A gordura presente no alimento tem ligação direta com a afirmação que o leite engorda.
  3. Proteínas: a caseína está presente em 80% da composição do leite. Os outros 20% estão divididos entre a albumina (ou também conhecida como lacto-albumina) e globulina.
    leite engorda
  4. Lactose: considerado o açúcar do leite. Conhecida também por ser a grande causadora de intolerâncias e alergias ao alimento.
  5. Vitaminas: vitaminas do complexo B: B1, B2, B4, B6 e B12. O leite também apresenta vitamina C, vitamina D (que, como mencionado, precisa de exposição aos raios ultravioletas encontrados no sol para ser potencializada) e vitamina K em quantidades variáveis.

Qual a diferença entre os leites integral, semi e desnatado?

Basicamente é a quantidade de gordura que difere entre esses tipos. Lembrando que, os outros componentes (relacionados acima) são encontrados nos três tipos.

Para os frequentadores de academia ou aqueles que seguem uma dieta para controle de peso, o mais indicado é o leite desnatado. Isso porque se acredita que a quantidade de gordura encontrada nos outros dois tipos é a responsável pela ideia de que o leite engorda.

leite

É preciso muito discernimento quando o assunto é dieta. Atualmente, é muito comum encontrar alimentos que não contém glúten e lactose. Esses alimentos são específicos para pessoas intolerantes e alérgicas a esses dois componentes.

Especificamente nas pessoas que são intolerantes à lactose, o consumo desse componente leva a um desconforto gástrico e intestinal muito grande, o que causa um inchaço no abdômen, acarretando no aumento do volume.

Isso não quer dizer que o leite engorda, mas sim, que essa pessoa em especial é portadora de uma “doença” e que toda vez que ela ingerir algum alimento com lactose, ela passará por isso.

Pessoas que não são portadoras dessa condição não necessariamente devem cortar os alimentos com lactose da dieta simplesmente porque acredita que o leite engorda. Assim como todos os outros alimentos, o leite e seus derivados devem ser consumidos com moderação.

Versão vegetal: esse leite engorda?

Mesmo assim, por uma questão de variedade de alimentos na dieta, há outros tipos de leite que podem ser introduzidos na alimentação e substituir o leite de vaca.

Leites a base de soja são muito comuns em mercados e podem ser encontrados nas versões light e misturados com frutas.

Em lojas de produtos naturais, pode se encontrar também leite a base de arroz e leite de amêndoas.

Uma informação importante, entretanto, é que todas essas versões são muito mais calóricas que o leite de vaca desnatado, e assim, podemos afirmar que mesmo nas versões vegetais, o leite engorda se consumido em excesso.

Conclusão

O leite é um alimento calórico, mesmo nas versões vegetais. Entretanto, ao elaborar uma dieta para perda e manutenção de peso, é importante incluir um alimento tão rico em nutrientes. Suas calorias, fazendo parte de um total diário, fazem com que seja  impossível afirmar que o leite engorda.





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