Lentilha Engorda? Não! A lentilha ajuda emagrecer!

Quais os benefícios da lentilha? Será que ela ajuda emagrecer ou engordar? É rica em que substâncias?

A lentilha é um alimento muito comum nas festas de fim de ano. Pouco se fala dela como um item presente nos cardápios das dietas. Entretanto, ela pode ser usada como forma de substituir alguns alimentos, como o feijão. Mas dai surge uma dúvida, será que a lentilha engorda? É o que vamos entender e descobrir neste artigo.

A lentilha é muito semelhante ao feijão, até para a sua comercialização as embalagens são em pacotes semelhantes.  Apesar disso, o tempo de cozimento da lentilha é menor. Pode ser feita em sopas ou saladas, aliada sempre a outros alimentos que possam compor sua dieta de forma nutritiva.

Pode ser encontrada de diferentes tipos, a mais comum e mais consumida é a verde. Essa é conhecida principalmente nas festas de final de ano, pela simbologia. Porém, pode ser encontrados outros tipos, loura, vermelha, laranja e negra.

Vale ressaltar que todos os tipos de lentilha devem ficar de molho. Isso reduz as propriedades quem causam os gases intestinais.


As lentilhas laranjas, em seu preparo ficam mais macias e pastosas, muito boas em preparo de alimento de bebês.

O consumo de lentilha engorda ou emagrece?

lentilha engorda

A lentilha possui diversas propriedades benéficas para o nosso organismo, e deve ser consumida frequentemente, principalmente para quem quer emagrecer. Graças aos vários benefícios que apresentaremos a seguir, e pelas várias propriedades que a compõe, não é possível afirmar que a lentilha engorda.

A lentilha possui baixo teor calórico e é rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Esses ingredientes são essenciais para quem quer emagrecer de forma saudável.

Além da lentilha não engordar, ela possui altos níveis de ácido fólico e magnésio. Eles podem reduzir o risco de doenças cardíacas, sendo um ótimo alimento para quem quer cuidar do coração.

O alto teor de fibras e carboidratos complexos presentes na lentilha ajudam a regular o açúcar presente na corrente sanguínea e diminui a absorção de gordura, reduzindo o colesterol. Para pessoas com diabetes a lentilha é um alimento muito bom, pois, ela ajuda no controle de açúcar no sangue.

Por ter alto teor de fibras, a lentilha ajuda a se sentir cheio, ajudando a melhorar a saciedade. Também se caracteriza como um ótimo alimento para repor o ferro do organismo, o que a torna um alimento recomendado para pessoas com anemia.

A lentilha é rica em vitamina do complexo B, que auxilia no funcionamento digestivo, imunológico e no sistema nervoso, promove também uma limpeza no intestino, absorvendo as toxinas. Além disso, possui quantidade significativa de carboidratos, sendo assim, uma ótima opção para dietas de emagrecimento. Isso mostra que o fato de acreditarmos que a lentilha engorda não é verdade.

Para as mulheres, a lentilha possui uma substância chamada lignanas, que tem ação semelhante aos hormônios femininos, ajudando na redução dos sintomas da TPM. Mas a lentilha deve ser evitada para quem tem acido úrico elevado, pois ela faz aumentar as purinas, provocando crises de gota.

Preparo da Lentilha

A lentilha faz muito bem para a saúde quando preparada com outras leguminosas ou cereais. Porém, se em seu preparo for adicionado bacon, calabresa ou outros ingredientes gordurosos, você não estará ingerindo uma refeição saudável e sim uma refeição com muita gordura. Portanto, com a adição desse tipo de ingredientes em seu preparo, ai a lentilha engorda mesmo.

No preparo da lentilha podem-se utilizar vários temperos. Pois, é um alimento que permite uma combinação de temperos para que sempre seja sempre muito saboroso, lembrando que o abuso dos temperos pode fazer com que sua dieta seja afetada negativamente pelo excesso de sódio, o que causa uma retenção de líquidos e consequente aumento de peso.

Conclusão

Para aqueles que ainda pensam que a lentilha engorda, todas as propriedades citadas acima não colaboram para o aumento de peso, o que pode levar a pessoa a engordar é a forma como o alimento é preparado, ou seja, se a lentilha for adicionada a alimentos muito calóricos, vai sim engordar, mas isso depende da receita que esta sendo feita e não do alimento em si.

Quando consumida em porções razoáveis a lentilha não engorda. Muito pelo contrário, é um alimento rico em nutrientes, ótimo para quem quer manter uma alimentação saudável. No entanto, é necessário ficar de olho na quantidade ingerida, a lentilha engorda como qualquer outro alimento consumido em excesso.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (75 votes, average: 4,21 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *