Levedo de cerveja engorda?

Embora você saiba que o levedo do cerveja tem vários benefícios ao corpo, será que ele ajuda no ganho de peso?

Por ser um alimento relativamente barato, o levedo de cerveja tem se tornado muito comum entre as pessoas que frequentam a academia com regularidade. Mas o levedo de cerveja engorda ou emagrece? Qual sua composição e benefícios?

O que é levedo de cerveja

Também conhecido como levedura de cerveja, o levedo de cerveja é um fungo utilizado no processo de fermentação da bebida. Esses fungos são criados em destilarias para produzirem etanol a partir da cana de açúcar.

Composição do Levedo de Cerveja

Como esse produto é comercializado principalmente em cápsulas, são encontradas as seguintes substâncias em cada cápsula de levedo de cerveja:

  • Levedura de cerveja (seca) – 0,450 g
  • Vitamina B2 (Riboflavina) – 0,02 mg
  • Vitamina B1 (Tiamina) – 0,06 mg
  • Quantidades menores das outras vitaminas do complexo B
  • Nicotinamida – 0,15 mg

Sua composição ainda apresenta 45% de proteína, 40% hidratos de carbono, 8% de minerais (como potássio, cromo e selênio), 2% de gordura.

Por causa da quantidade de proteínas encontrada na fórmula do alimento e por ser uma proteína de origem vegetal, o levedo de cerveja é bastante usado como suplemento alimentar por vegetarianos e veganos.

Levedo de cerveja engorda?

Os laboratórios que comercializam o levedo de cerveja costumam adicionar a vitamina B12, porém essa vitamina não é encontrada naturalmente nesse alimento.

De acordo com a descrição dos nutrientes acima, não se pode afirmar que o levedo de cerveja engorda. Conforme descrito em outro artigo, já se sabe que as vitaminas do complexo B não engordam.

Benefícios do levedo de cerveja

Por ser uma ótima fonte das vitaminas do complexo B, o levedo de cerveja atua na manutenção das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue), auxiliando nos tratamentos de anemias ferropriva (causadas pela falta de ferro no organismo).

As vitaminas do complexo B atuam, também, diretamente no sistema nervoso e auxiliam no combate à depressão e outros distúrbios psicológicos. Por esse motivo, o levedo de cerveja também é considerado uma ótima alternativa natural no tratamento do stress e da ansiedade.

As vitaminas do complexo B também são responsáveis por regular o apetite, ou seja, quem tem o apetite exarcebado, ao iniciar a suplementação com o levedo, terá seu apetite reduzido até a normalidade e, o contrário, o inapetente (a pessoa que não sente fome) também terá seu apetite normalizado.

Ele também atua como restaurador da flora intestinal, regularizando as funções do intestino. Por apresentar uma boa quantidade de fibras, o levedo de cerveja não engorda porque aumenta a sensação de saciedade. Além disso, as fibras auxiliam na formação do bolo fecal e diminuem a velocidade com a qual os alimentos passam pelo intestino delgado, aumentando a absorção de nutrientes.

O levedo de cerveja também atua na desintoxicação do fígado. As toxinas acumuladas causam a má digestão, azias, queimações, refluxos e estimulam o estoque de gordura localizada, principalmente no abdômen e nos quadris. Com a facilitação da excreção das toxinas, o fígado volta a realizar suas funções metabólicas normalmente e o organismo fica apto a queimar a gordura localizada para suas atividades.

De acordo com todos os benefícios listados, concluímos que é um engano afirmar que o levedo de cerveja engorda.

Como tomar o levedo de cerveja

Como mencionado no início desse artigo, o levedo de cerveja é comumente comercializado em cápsulas. Entretanto, é possível encontrar a versão em pó.

Nesse último caso, você pode adicionar uma colher de sopa do suplemento em sucos, vitaminas, sopas, saladas, iogurtes, frutas, etc. O sabor do levedo puxa mais para o amargo, portanto, se preferir, use a versão em cápsula. Evite expor o levedo de cerveja às temperaturas altas para que não ocorra a fermentação. Lembrando que uma colher de sopa diariamente é a dose ideal a ser consumida.

Apesar de não haver estudos que relatem efeitos colaterais decorrentes do uso do levedo de cerveja, o ideal é sempre ter um acompanhamento médico ou de um nutricionista.

É importante lembrar que os suplementos somente dão os resultados esperados se associados a uma alimentação balanceada e à prática regular de atividades físicas.

Considerações finais

Por ter um alto valor proteico e um valor relativamente barato quando comparado aos outros suplementos alimentares, o levedo de cerveja está ganhando popularidade rapidamente entre os atletas fitness.

É importante corrigir a informação que o levedo de cerveja engorda. Na verdade, esse é um pensamento comum entre as pessoas porque elas acreditam que a cerveja engorda, e fazem essa associação. Como apresentado, não há componente algum em sua fórmula que resulte no aumento de peso.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (11 votes, average: 3,73 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *