Mandioca Engorda?

Citado até em um discurso da presidenta Dilma, será que esse alimento rico em carboidratos contribui para o ganho de peso?

Conhecida também como aipim e macaxeira, sem dúvida alguma a mandioca é um dos alimentos mais fáceis de ser encontrado, além de ser um dos mais baratos, portanto, mais acessíveis do Brasil. Apesar de ser extremamente nutritiva a dúvida permanece: será que a mandioca engorda? Vamos descobrir neste artigo.

O que podemos dizer sobre um alimento que foi eleito pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o alimento do nosso século? Certamente, a última coisa que devemos nos preocupar é se a mandioca engorda, certo?

Um superalimento, a mandioca que já foi chamada a ‘Rainha do Brasil’ é rica em nutrientes, por isso fornece grande quantidade de energia, melhora o humor de quem a consome e é conhecida por reduzir os sintomas causados pelo stress da vida moderna.

Valor Nutricional e Benefícios da Mandioca

Um ponto muito importante sobre a mandioca é que ela não deve ser ingerida crua, pois possui substâncias tóxicas que são anuladas com o cozimento.

Portanto, para cada 100 gramas de mandioca cozida, sem adição de gorduras e sem sal, são encontrados: 125,45 kcal, 30,1 gramas de carboidratos, 0,6 gramas de proteína, 1,6 gramas de fibras alimentares, 18,6 mg de cálcio, 11,1 mg de vitamina C, 22,4 g de fósforo, 26,8 mg de magnésio e 100,4 mg de potássio.

A quantidade grande de potássio está relacionada à quantidade também alta de carboidratos, uma vez que o mineral auxilia na síntese e metabolização do carboidrato, transformando-o em energia e fazendo da mandioca um alimento fundamental para quem pratica esportes como a corrida, por exemplo.

As fibras alimentares presentes na mandioca previnem a prisão de ventre, auxiliando na formação do bolo fecal e normalizando as funções intestinais. Uma pessoa com o intestino funcionando normalmente tem mais energia e melhor humor, uma vez que os nutrientes conseguem ser melhores absorvidos.

Além disso, as fibras promovem uma melhor sensação de saciedade, permitindo um controle maior da ingestão de calorias por quem consume a mandioca. A moderação no consumo das calorias diárias faz com que não seja possível afirmar que a mandioca engorda.

mandioca engorda

O fósforo e o cálcio são fundamentais para as estruturas ósseas e dentes. Diferente do cálcio existente no leite, o cálcio que há na mandioca é facilmente absorvido pelo organismo. Já a vitamina C potencializa a ação do sistema imunológico, além de atuar diretamente contra os radicais livres e na produção do colágeno, o que retarda o envelhecimento.

Uma grande vantagem desse carboidrato potente é que a mandioca não tem glúten, portanto, pode ser consumida por celíacos, além de se tornar base para massas de pães, pizzas e bolos hipocalóricos (com baixo valor calórico), pois pode ser consumida em forma de farinha também.

Se compararmos a farinha de mandioca com a farinha de trigo, veremos que a quantidade de calorias é praticamente a mesma. O que difere é a quantidade de fibras (maior na farinha de mandioca) e a ausência do glúten. Entretanto, a farinha de mandioca engorda também se consumida em excesso.

Como os alimentos sem glúten geralmente têm um preço maior que os mesmos alimentos que possuem glúten em sua composição, a mandioca acaba sendo uma ótima opção para essas pessoas.

Apesar da pouca concentração de proteína encontrada em 100 gramas de mandioca cozida, ela ainda tem mais desse elemento que outros legumes, como a batata, por exemplo, sendo preferível seu consumo.

A Mandioca Engorda Mesmo?

Sim, a mandioca engorda, pois é um carboidrato poderoso. Porém, se consumida nas quantidades e horários certos e de acordo com seus objetivos de dieta e treino, não só fará com que seja impossível afirmar que a mandioca engorda, mas também terá mais energia para os treinos e maior saciedade para seguir com a dieta, e consequentemente, até mesmo poderá ajuda-lo a emagrecer!

Como consumir mandioca

As melhores formas de consumo da mandioca são: a mandioca cozida, que pode até substituir a batata doce como alimento pré-treino; a mandioca como caldo para sopas com baixas calorias; como farinha; assada, como acompanhamento de carnes magras e grelhadas.

O importante é ficar atento aos acompanhamentos da mandioca: azeite, temperos, catchup, maioneses e etc, pois é isso que pode fazer com que a mandioca engorda mais, pois ela ficará mais calórica.

Outra dica é não misturar dois carboidratos na mesma refeição. É preferível consumir a mandioca com alguma proteína magra do que acrescentar arroz (mesmo o integral), por exemplo.

mandioca frita engorda

Outra maneira de se consumir e que é a mais feita por todas famílias é a mandioca frita, principalmente se for acompanhado com alguma carne e inclusive até mesmo servir de petiscos numa roda de cerveja e amigos. Provavelmente esse é o motivo mais comum de se acreditar que a mandioca engorda, pois querendo ou não, comer mandioca frita e ainda beber cerveja, com certeza você irá engordar. Se quiser saber mais sobre a cerveja, leia o artigo cerveja engorda?

Não deixe de consumir esse superalimento porque acredita que a mandioca engorda. O que define se o alimento contribui para o aumento de peso não é somente o número de calorias, mas seu valor nutricional como um todo.

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