Manga Engorda ou Emagrece?

Cheio de vitaminas e nutrientes, será que a manga engorda ou emagrece? Quantas calorias tem? Devo ter moderação?

Fruta saborosa e cheia de polpa, ainda há muitos mitos envolvendo a manga. Por apresentar 15% de açúcar (frutose), acredita-se que a manga engorda e, por isso, essa fruta que tem a cara do Brasil acabou sendo marginalizada, principalmente por quem corre em busca do corpo em forma.

Mas será que a manga engorda mesmo? Aqui no Glicose já se foi comentado inúmeras vezes que há uma diferença muito grande em alimentos que calóricos mas nutritivos e aqueles que têm calorias vazias, ou seja, possui pouco ou nenhum nutriente.

Todas as frutas e alimentos naturais são calóricos, mas extremamente nutritivos. Muitas vezes, o que acontece é que são consumidos de maneira incorreta e, por isso, acabam resultando no ganho de peso.

Acrescentar açúcar (mesmo o mascavo ou o açúcar light), chantilly, creme de leite, leite condensado etc é que vão fazer com que as frutas sejam não somente as vilãs da sua dieta, como vão diminuir e muito os benefícios que as vitaminas e sais minerais presentes nelas trazem ao seu organismo.

Mesmo com os complementos naturais como mel, granola (light) e aveia, por exemplo, as frutas engordam. Isso ocorre pelo excesso desses. Portanto, moderação é a palavra chave.

Valor Nutricional e Benefícios da Manga

Para entender se realmente a manga engorda, vejamos a seguir.

Entre os tipos de manga, a Tommy e a Palmer são os mais comuns em feiras livres e tem praticamente o mesmo valor nutricional, portanto, para cada unidade média da manga Tommy são encontrados: 73,95 kcal, 18,56 gramas de carboidratos, 1,31 gramas de proteínas, 0,29 gramas de gorduras totais, 0,15 gramas de gorduras saturadas, 3,05 gramas de fibra alimentar, 40,6 mg de sódio.

A manga é considerada uma fruta com índice glicêmico médio. O índice glicêmico dos alimentos indica a velocidade com que aquele alimento libera glicose na corrente sanguínea. É a quantidade de glicose no sangue (glicemia) que dita se determinado alimento é mais propenso a se tornar gordura e ser armazenado no corpo como tal.

No caso da manga, isso significa que ela não causa picos de glicose no sangue e, por isso, tem menos propensão a ser armazenada como gordura. Com isso, ao ingerir uma unidade por dia é praticamente impossível afirmar que a manga engorda.

Foto de manga cortada

A manga é rica em antioxidantes e, por isso, seu consumo pode prevenir o aparecimento de câncer no cólon, na próstata e a leucemia. Além disso, por causa do cobre presente na fruta, a manga auxilia na formação dos glóbulos vermelhos do sangue. O cobre ainda atua no crescimento saudável dos cabelos.

Os antioxidantes presentes na manga também promovem a saúde da pele, atrasando o envelhecimento, auxiliando a pigmentação e na cura da acne.

Rica em vitamina A, a manga é fundamental para a saúde da visão, contribuindo para evitar a cegueira noturna e a síndrome do olho seco.

A quantidade de fibra alimentar da manga atua nos intestinos funcionando como um laxante natural. Essa característica da fruta ainda previne e melhora a prisão de ventre. A fibra também aumenta a sensação de saciedade.

Assim como a melancia, a manga tem uma grande quantidade de água em sua composição (cerca de 83%) e, por isso, é indicada nas dietas de perda de peso. Portanto é um equívoco pensar que a manga engorda, pois os açúcares existentes nessa fruta (frutose) são assimilados de maneira bem fácil por nosso organismo.

Mais benefícios: a manga melhora a concentração e a memória, alcaliniza o organismo, diminuindo a acidez estomacal, além de ter grandes concentrações de enzimas que atuam na digestão alimentar.

Afinal, a manga engorda?

Imagem de uma jarra e 2 copos de suco de manga, além de uma manga inteira

De posse de todas as informações acima, podemos concluir que a manga não engorda. Porém, é um alimento calórico e, portanto, caso haja um consumo exagerado, a manga engorda, sim!

Frutas e verduras são os alimentos que mais trazem benefícios ao organismo e, por isso, o simples fato de serem excluídas dos cardápios de algumas pessoas, ou até mesmo, serem substituídas por suplementos alimentares, resultam em um desequilíbrio muito grande no organismo.

Esse desequilíbrio, quando crônico (acontecendo por muito tempo), leva a doenças metabólicas e até anemias profundas. Portanto, todo cuidado é pouco.

Não podemos concluir que a manga engorda se consumida como um lanche saudável ou até como complemento em uma salada, por exemplo. A manga é uma fruta versátil e certamente você encontrará uma forma saborosa para consumi-la.









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