Melancia Engorda? Não, na verdade Melancia Emagrece!

Muitos tem dúvida se melancia em excesso engorda. Mas ela não engorda, ao contrário, emagrece. Mas cuidado no excesso...

Independente se a melancia engorda ou não, é preciso sempre levar em consideração que qualquer fruta, mesmo as mais calóricas como o abacate (para mais informações, veja o artigo abacate engorda? ) ou o açaí, sempre serão melhores opções de lanches saudáveis quando comparados com alimentos industrializados, repletos de açúcar ou gordura.

Saborosa e a cara do verão, muito já foi questionado se a melancia engorda. A seguir vamos conhecer os fatos e boatos sobre essa fruta.

Benefícios da Melancia

Uma das grandes vantagens de se incluir a melancia em uma dieta é a quantidade de água presente em sua composição (92%). Só esse fato já confere a característica de nutritiva à essa fruta tão abundante em nosso país.

Adicionado ao fato de que a época de melhor colheita da melancia é justamente no verão tropical do nosso país, não existe nada mais refrescante que saborear uma fatia geladinha de melancia.


O valor nutricional da melancia é o seguinte:

Para cada fatia média da fruta, são encontrados: 66 kcal, 16,2 gramas de carboidratos, 1,8 gramas de proteínas, 0 grama de gordura, 0,2 gramas de fibras alimentares, 0 mg de sódio.

Como se pode observar, não exista gordura e nem sódio na melancia e, assim, é um equívoco dizer que a melancia engorda. Inserida em uma dieta balanceada ou na reeducação alimentar, a melancia vai hidratar e fornecer energia.

Além disso, a melancia é rica em vitamina A que é ótima para a saúde ocular (dos olhos) e no combate às infecções; vitamina B6 auxilia na produção de anticorpos, alem de ajudar a manter as funções do sistema nervoso, na formação dos glóbulos vermelhos, e na metabolização de proteínas; vitamina C que fortalece o sistema imunológico e no retardo do envelhecimento, pois combate os radicais livres.

A melancia também auxilia na prevenção de câimbras, já que é uma ótima fonte de potássio. Para as atividades físicas intensas realizadas no verão, quando se sua muita e a perda de eletrólitos é muito grande, a melancia tem o mesmo papel de uma bebida isotônica (como o Gatorade, por exemplo) e auxilia na reposição desses eletrólitos.

A melancia tem ainda em sua composição o aminoácido essencial L-citrulina, que é conhecido por amenizar as dores musculares derivadas de treinos pesados.

Juntamente com a quantidade enorme de água, as fibras contidas na melancia aumentam a saciedade, controlando os impulsos de comer a todo instante.

A vitamina A, a vitamina C e o licopeno (também presente em ótimas quantidades no tomate) juntos conferem à melancia um alto poder antioxidante. Esse aminoácido atua na dilatação vascular (dilata os vasos sanguíneos).

Por ser diurética, a melancia ainda regula a pressão arterial. E tem mais, por conter arginina, é indicada para melhorar os problemas de circulação, sendo até utilizada no auxílio das doenças de disfunção sexual, funcionando também como regulador da libido.

Melancia Engorda ou Emagrece?

Foto de 3 fatias de melancia

Atenção, como todo suco comercializado em caixinhas, o suco de melancia vendido nos grandes supermercados tem altos teores de açúcar e sódio. E, nesse caso, a melancia engorda, sim!

A recomendação diária de ingestão de frutas indicada por grande parte dos nutricionistas é de três porções. Entende-se por porção o suco natural também. Veja bem, estamos falando aqui do suco da própria fruta (não a polpa), com adição de pouca água e totalmente sem açúcar.

Existem frutas bem mais calóricas que a melancia e, para essas, é necessário um pouco mais de cuidado quando o assunto é o ganho de peso.

Da mesma maneira, o ideal é uma dieta é haver a maior variedade de alimentos possível, pois todos, principalmente quando ingeridos da forma mais natural possível, possuem vitaminas e sais minerais fundamentais ao bom funcionamento do organismo humano.

Posto isto, nessas três porções de fruta indicadas na ingestão diária, a melhor maneira de aproveitar todos os benefícios que elas trazem, é variar. Portanto, melhor do que consumir três porções de melancia, consuma duas porções de outras frutas.

Calorias negativas

Foto de melancias cortadas ao meio

A melancia é um entre diversos alimentos que emagrecem, os chamados ‘calorias negativas’. O que isso significa? Significa que o gasto calórico para digerir a melancia acaba sendo maior do que a própria caloria consumida, sendo que no fim das contas você acaba tendo um déficit calórico, ou seja, você emagrece ao invés de engordar.

Claro que sendo uma pessoa sensata, você não vai simplesmente agora comer melancia pois quer emagrecer, embora existam dietas mais focadas no uso da melancia e outras frutas que ajudam a emagrecer.

Conclusão

Concluímos que de forma alguma podemos afirmar que a melancia engorda. Inserida de maneira correta na dieta, a melancia auxilia na redução de peso, além de combater o inchaço por causa da grande quantidade de água presente em sua composição, resultando em um efeito diurético poderoso.





Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (37 votes, average: 4,27 out of 5)
Loading...

1 pensamento em “Melancia Engorda? Não, na verdade Melancia Emagrece!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *