Milho cozido engorda ou emagrece?

Entenda quais os benefícios desse excelente cereal, e se você pode comer milho cozido sem se preocupar com as calorias

Um ingrediente muito comum na culinária brasileira é o milho. Devido aos pratos que levam este ingrediente parecerem mais calóricos, muitas pessoas pensam que o milho cozido engorda, mas será que isso é verdade? Milho cozido engorda ou emagrece?

Benefícios

O consumo do milho cozido pode fazer parte de muitas dietas, e com isso traz inúmeros benefícios para o nosso organismo e para a nossa saúde. A quantidade significativa de fibras que este alimento possui contribui para o bom funcionamento do organismo, controla o colesterol e proporciona uma sensação de saciedade.


Os minerais presentes no milho como fósforo, cobre, magnésio, ferro e zinco são essenciais para a saúde dos ossos.

No milho, também podemos encontrar diversas vitaminas. Como por exemplo as vitaminas B que auxiliam na proteção da nossa visão, e a vitamina A que proporciona brilho e vitalidade para a nossa pele, unhas e cabelos, e também contribui para o bom funcionamento do pulmão. Além disso, esse alimento também possui o ácido fólico que contribui no combate a doenças cardíacas.

Também contando com a presença de antioxidantes, o milho ajuda a combater os radicais livres, e contribui na prevenção de diversas doenças.

 

 

O Carboidrato do Milho

O milho tem carboidrato, é um cereal típico brasileiro, se caracteriza como uma ótima fonte de energia. Ele não contém glúten, o que significa que pode ser consumido por pessoas celíacas.

O carboidrato presente no milho é conhecido como carboidrato complexo. Ou seja, é o tipo de carboidrato que possui absorção mais lenta e consequentemente contribui para aliviar a vontade de comer doces. Além disso, o milho também é rico em vitaminas, minerais e fibras.

O milho cozido engorda?

Para sabermos se o milho cozido engorda precisamos avaliar a receita em que ele está inserido. Pois, se combinado com outros alimentos mais calóricos, é possível afirmar que o milho engorda. Para tanto, as pessoas que fazem dieta podem incluir o milho em seu cardápio, mas é bom ter cuidado com os exageros.

Outro fato que nos leva a crer que o milho cozido engorda é o fato de que, costumamos comer o milho cozido juntamente com acompanhamento, tais como, molhos, cremes ou manteiga. Esse fato pode ser comumente observado nas praias, onde é muito comum o consumo desse tipo de alimento, principalmente com os respectivos acompanhamentos.

Calorias do Milho

Uma espiga de milho chega milho cozido engordaa ter aproximadamente 80 calorias, possui também cerca de 0,60% de gorduras. Porém, essa gordura é mono e poli-insaturada, ou seja, é uma gordura saudável que não prejudica a nossa saúde e bem-estar.

Um aspecto que deve ser levado em consideração ao nos questionarmos se o milho engorda é com relação ao milho cozido enlatado. Pois, este tipo de produto que apresenta um elevado consumo devido à sua praticidade pode ser o grande vilão por causa da quantidade de sódio presente em sua composição.

Quando consumido em uma dieta equilibrada, juntamente com outros alimentos com potencial calórico menor, o milho cozido não trará problemas com relação ao aumento de peso.

Recomendações

O milho cozido apresenta inúmeros benefícios nutricionais para o nosso corpo. Por si só ele não é um alimento que engorda, no entanto, vale ressaltar que não é bom abusarmos das quantidades ingeridas. Cautela e moderação são dicas ideais para mantermos o peso e a saúde perfeitos.

É bom evitarmos o milho cozido que é vendido enlatado nos supermercados devido o elevado teor de sódio presente nesse tipo de alimento. Assim, você pode evitar adicionar muito sódio e cuidar com o potencial calórico dos acompanhamentos. Ou, poderá até mesmo evitá-los, ingerindo o milho cozido puro e aproveitando ainda mais o sabor natural deste alimento.

Caso ainda você tenha dúvidas, um bom profissional poderá lhe orientar a respeito de todas as propriedades do milho. Desta forma será possível incluí-lo em sua dieta sem correr o risco de ganhar peso.

O milho cozido engorda caso haja desequilíbrio das quantidades de carboidratos ingeridas em sua alimentação. O ideal é sempre evitarmos comer carboidratos demais, pois dessa forma, você ingere muitas calorias e isso acarreta o ganho de peso. Sendo assim, a culpa não está no milho cozido e sim na quantidade ingerida.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (180 votes, average: 4,41 out of 5)
Loading...

1 pensamento em “Milho cozido engorda ou emagrece?”

  1. Gostei bastante da informação. Pois sempre q posso consumo milho natural. Sabia tinha seus benefícios para a saúde, mas não sabia quais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *