Milho Engorda? Não! Ele ajuda no emagrecimento!

Seja milho cozido, pipoca ou milho enlatado, esse alimento está na mesa toda semana. Mas será que engorda muito?

Muito querido pelos brasileiros, o milho por muitas vezes é excluído da dieta por  que algumas pessoas acham que o milho engorda. Tendo esse medo, o alimento acaba sendo evitado para evitar grandes malefícios ao corpo, como as famosas gordurinhas. Mas será que o milho é realmente um grande causador delas?

Ele é rico em minerais e vitaminas, uma ótima fonte de energia e fibras, ajudantes no bom funcionamento do trato digestivo que, de quebra, causam uma grande sensação de saciedade. Mas será que o milho engorda? Já respondendo aqui a pergunta: não, não engorda e ainda pode fazer parte da sua dieta causando benefícios! Explicaremos melhor abaixo.

Quantas calorias o milho engorda?

Como dito anteriormente, não engorda, mas devemos pensar que tudo em excesso faz mal, assim como o milho. A dica para incluí-lo na dieta é mesclá-lo com boas fontes de proteína e gordura, como carnes, que irão ajudar a minimizar o aumento do nível de glicose no sangue causado pelo milho devido à sua quantidade de carboidratos.

Alimentos derivados do milho podem causar vários riscos e benefícios diferentes. O milho em si e inteiro tem diversos nutrientes indo de importantes vitaminas a carboidratos. Já seus derivados podem ter menor taxa nutricional. Xarope de milho e Fubá são alguns exemplos. O primeiro podendo se tornar gordura mais rapidamente.


O milho em lata constitui-se de aproximadamente meia xícara do alimento. Este, por sua vez, tem por porção, 10 gramas de gordura e cerca de 60 kcal, ou por volta de 1 grama de gordura total. Portanto, não são tantas calorias para se dizer que o milho engorda, nesse caso do em lata.

Em cada porção, o alimento também traz vitamina C, ferro, 2 gramas de fibras, 2 gramas de proteínas e 13 gramas de carboidratos. Com todos esses benefícios ainda deve-se levar em consideração que o milho contém amido, daí vem a grande quantidade de carboidratos que o vegetal possui.

É importante ficar atento na dieta e monitorar a quantidade de carboidratos ingerida para que não resultem em um excesso calórico que pode levar ao ganho de peso e de gordura. Segundo a Associação Dietética Americana é recomendada a redução da ingestão de calorias em 500 a 1000 kcal por dia, caso você esteja acima do peso visando perder até um quilo por semana.

A Associação também ressalta que ao invés de reduzir calorias e gorduras, deve-se investir na redução de carboidratos. Isso pode fazer com que haja uma perda de peso a curto prazo além de resultar em menos energia sendo ingerida, o que é também é um fator influente na perda de gordura e de peso.

Benefícios do milho

milho engorda

Agora sabemos que milho engorda se ingerido em excesso, assim como vários outros alimentos. Sabemos também que é um alimento possuidor de diversos nutrientes. Vamos entender um pouco mais a fundo sobre eles e seus benefícios para o organismo.

Fibras

Como dito anteriormente, o milho é uma ótima fonte de fibras, o regulador intestinal. Uma porção do alimento tem 2 gramas de fibras, o que representa quase 10% da necessidade diária, visto que a dieta deve ter no mínimo 25 gramas de fibras. É um nutriente necessário para proteger contra a diarréia, prisão de ventre e combater diabetes e doenças cardiovasculares, além de ajudar muito no processo de emagrecimento.

Vitaminas

O milho também é um alimento rico em vitaminas do complexo B. Possui 26% da quantidade diária necessária de tiamina e 31% da vitamina B6, sendo as duas mais presentes no vegetal. Por porção de milho, também é ingerido 5% da quantidade recomendada diariamente de vitamina A, um grande influente na manutenção da sua visão.

Antioxidantes

O milho diminui o risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças por ser rico em antioxidantes como carotenóides além da vitamina C e vitamina E . Antioxidantes são grandes auxiliares no organismo por combaterem os radicais livres.

Minerais

Por fim, além de tudo o milho é um vegetal riquíssimo em minerais. Uma porção dele tem 32% da quantidade recomendada diária de magnésio, 15% do ferro e zinco, 16% do cobre e 21% do fósforo. Também oferece uma boa quantidade, embora em menores termos, de potássio e cálcio, sendo assim o milho é uma escolha para aqueles que estão preocupados com a manutenção das enzimas e a saúde óssea.

Cuidados

milho com manteiga engorda

Embora o milho tenha todos esses benefícios comentados acima, se a ingestão for realizado de maneira errada você poderá engordar bastante e atrapalhar sua dieta, caso você esteja seguindo uma. O milho em si não engorda, porém os acompanhamentos é que ajudam a engordar. Como exemplo podemos citar o sal que contém sódio, e o tão famoso ‘milho na manteiga’, em que o milho fica lambuzado de manteiga para ficar mais saboroso.

Isso vale o mesmo para a pipoca, que embora algumas pessoas acreditam que pipoca engorda, isso não passa de uma mentira! O que faz a pipoca engordar é a quantidade de óleo, manteiga e sal que você acrescentar. Se você fizer uma pipoca com pouco óleo, não usar manteiga e colocar pouco sal, de preferência o sal com 50% menos sódio, com certeza esse é um excelente alimento e que não engorda!

 

Dessa maneira, chegamos a conclusão que as pessoas que acreditam que o milho engorda estão completamente enganadas, pois além de não engordar, ele ajuda a emagrecer por seus diversos benefícios. Portanto, não precisa mais sentir medo de comer milho, pois se for inserido de maneira correta em uma dieta, o emagrecimento acontecerá até melhor!


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