Miojo engorda?

Preparar uma alimentação em 3 minutos é ótimo, mas será que os benefícios que o miojo tem compensa? Será que engorda?

Todos aqueles que querem uma comida rápida devido à pressa do dia a dia sempre buscam algo “instantâneo”. Bastante popular entre os estudantes e outras pessoas necessitadas de rapidez, o miojo é uma dessas refeições sendo o campeão entre os solteiros ou os que começaram a morar sozinhos há pouco tempo. No entanto, sempre fica uma dúvida: miojo engorda?

Com certeza ele tinha que ter um defeito. Ele é rápido, prático, barato, faz com que a fome seja saciada e é considerado delicioso por muitos. Por essas razões, é o prato principal de muitos brasileiros aparentando ser perfeito. Mas sim, o miojo engorda e não carrega apenas esse fardo. Veremos um pouco mais aqui.

Por que o miojo engorda?

O miojo nada mais é do que um macarrão instantâneo pré-cozido e posteriormente frito, como muitos sabem. Essa fritura tem o objetivo de secar o macarrão e é feita antes de embalá-lo. Nela, mais calorias são adicionadas se levarmos em consideração o macarrão tradicional.

Fazendo a relação, 90 gramas de miojo têm 420 calorias, enquanto a mesma quantidade de macarrão cru tem 315 calorias. Dá-se um grande aumento de gorduras e de calorias na dieta, até porque sendo uma massa, o miojo engorda também por ser rico em carboidratos simples.


Além do alto teor calórico a combinação de gorduras e carboidratos simples (maior parte da constituição do miojo) não auxiliar na sensação de saciedade por muito tempo. Embora mesmo assim você fique saciado, é muito provável que a vontade de comer de novo venha em pouquíssimo tempo.

O tempero do miojo também é um problema. Tendo quase a quantidade diária necessário de sódio para um ser humano, um grande estrago é causado. Isso porque o sódio é um nutriente que em excesso pode causar retenção de líquido, ou seja, no final causa ganho de peso. Vale ressaltar que temperos em geral contém muita gordura e, se adicionados ao miojo, podem causar ainda mais ganho de peso!

Miojo é nutritivo?

Infelizmente, a resposta é não. Trocar uma refeição completa por um prato de miojo é uma péssima escolha, embora rápida e barata. Isso porque ele é um alimento que não tem nenhum nutriente necessário para o consumo diário para o funcionamento normal do organismo humano.

Um prato de arroz e feijão é rico em fibras, ferro, além de diversas vitaminas e minerais que o miojo não tem.  Sem a ingestão de “alimentos normais” numa dieta normal, você pode acabar sofrendo de avitaminose (falta de vitaminas) e, por consequência, ficando sem energia.

Quando sem energia,o primeiro impulso é o de comer, mas se a sua dieta é a base de miojo, será inútil. Isso porque a falta de energia nesse caso é por falta de nutrientes, não de calorias. Portanto, no geral, o miojo engorda e, além disso, não deve ser o alimento principal da sua dieta por não conter a quantidade necessária de nutrientes.

Dieta da miojo

Foto de miojo no prato

Existem algumas dietas que fazem uso do miojo substituindo refeições. O que é feito nessas dietas é não comer o pacote inteiro e não usar o tempero.  Assim, o miojo emagrece, mas de uma forma totalmente não saudável e com uma lógica, no mínimo, diferente.

Se para emagrecer é necessário ingerir menos calorias do que o total gasto, o miojo precisa entrar na sua dieta somando menos calorias do que o gasto diariamente. O inconveniente entra nos fatos da baixa capacidade nutritiva do alimento e da falta de saciedade que o miojo traz.

Portanto, se você come 400 calorias do macarrão e gasta 1200, você emagreceu e não pode-se dizer que miojo engorda. Porém, esse argumento pode se aplicar a qualquer outro alimento, como pizza, chocolate e doces em geral se a mesma lógica for seguida. No entanto, como visto anteriormente, é mais provável que o miojo faça você ganhar do que perder peso, principalmente pelo fato de que os nutrientes dele não seja os melhores, se comparado a refeição de arroz e feição.

Ainda existe outro tipo de macarrão chamado konjac que contém apenas 10 calorias numa porção de 200 gramas. Esse emagrece, parece com o miojo tradicional (e por isso e confundido como ele), mas não é. Ele é dificilmente encontrado no mercado, é feito de um tubérculo japonês e seu processo de fabricação é totalmente diferente. Não confunda os tipos, pois o miojo engorda, não o konjac. Coma com precaução!


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