Musculação emagrece 7 kg por mês

Entenda por que treinar em uma academia pode ser a melhor opção para quem deseja perder peso

Diariamente, muitas pessoas perguntam se musculação emagrece mesmo ou se compensa praticar outros tipos de exercícios? Há pouco tempo atrás a máxima era: faça exercícios aeróbicos para emagrecer, no entanto essa regra vem mudando. A musculação está sendo muito mais comumente bem vista para quem visa o emagrecimento se aliada com uma dieta equilibrada.

A ciência vem provando que é possível emagrecer, sem nenhum risco à saúde, apenas com treinos de uma hora. Com diversos tipos de exercícios e adaptações que podem ser feitas, hoje em dia a musculação vem ganhando espaço entre aqueles que querem perder a famosa “gordurinha”.

Musculação emagrece?

Antes de tudo devemos ter em mente que emagrecer significa diminuir o percentual de gordura corporal. Então o parâmetro para também saber se a musculação emagrece deve ser quanto de gordura corporal ela tem, não se a pessoa é magra ou gorda. Afinal, com os exercícios há um aumento da massa magra e é possível que seu peso seja aumentado visto que músculos pesam mais que a gordura.

Para combater a idéia de que apenas exercícios aeróbicos emagrecem, foi feita uma pesquisa em 2009 que estudou diversos fatores, dentre eles o percentual de gordura. No estudo, foram chamados 30 participantes, dos quais metade fazia musculação e a outra metade era praticante da natação.


Os resultados finais mostraram que os nadadores tinham um percentual de gordura de cerca de 20% enquanto os outros apenas 15%. Ficou comprovado que a musculação emagrece e seus praticantes têm o percentual menor em comparação com praticantes de outros esportes, o que deu bastante espaço à atividade.

Um fator motivador para as pesquisas em geral foi mudar o ponto de vista do emagrecimento na musculação pensando não apenas no gasto calórico da atividade, mas sim no total. Ou seja, devem ser somados os gastos da atividade e a energia necessária para a recuperação corporal após a mesma.

A lógica seguida é de que o organismo precisará de um consumo de oxigênio e energia de acordo com a intensidade do exercício. Logo, a musculação emagrece desde que seja feita com intensidade – mas lembre-se: com cautela! Outra vantagem da atividade é que ela não traz riscos de lesões, nem um impacto enorme nas articulações se for feita corretamente. O contrário ocorre em diversos exercícios aeróbicos.

Foto de um praticante de musculação

Treino para emagrecer com musculação

Como dito anteriormente, a musculação emagrece, mas para isso é necessária intensidade. Por isso, treinos de hipertrofia não são adequados para quem deseja perder peso. Bem como métodos de exaustão – drop sets , por exemplo -, principalmente para iniciantes por provavelmente serem sedentários.

Então, inicialmente o objetivo é ter volume e intensidade em equilíbrio. A carga não deve ser muito elevada para que você consiga completar séries longas e o intervalo entre cada uma não pode ser demorado para a manutenção da intensidade e volume em níveis equilibrados.

Exercícios amplos como os multiarticulares são importantíssimos por terem um maior gasto calórico devido a sua ação em maiores grupamentos. Exemplificando, a musculação emagrece no treino de pernas com exercícios como avanço, agachamento e levantamento terra. A cadeira extensora e flexora não são recomendados por não agirem nos agrupamentos e isso vale para quaisquer exercícios.

Mesmo com objetivo diferente da hipertrofia, ainda assim é importante segmentar o treino de acordo com cada grupo muscular. Os exercícios que trabalham todos os músculos ao mesmo tempo acabam sendo acostumados pelo corpo o que faz com que a intensidade seja diminuída.

Depois da atividade, o metabolismo estará muito acelerado – diferentemente do treino hipertrófico – e é importante esperar no mínimo uma hora após o treino para comer. É recomendado ingerir uma proteína e um carboidrato de alta complexidade como integrais. Termogênicos também podem ser usados – desde que as idas a academia continuem sendo sempre regulares – visto que eles auxiliam pessoas que fazem qualquer atividade física.

Quantos quilos é possível emagrecer com musculação?

Na verdade quantos quilos você conseguirá emagrecer depende de muitos fatores, então é impossível dizer ao certo um numero exato. Porém, com uma alimentação balanceada e com treinos de 5x na semana, é possível emagrecer de 4 a 8kg sem problema algum.

Muitas pessoas tem relatado que estão conseguindo perder pelo menos 1kg por semana, e outras já consegue perder pelo menos 2kg. E na verdade, de acordo com os especialistas, o correto é perder entre 1 a 2kg mesmo por semana. Abaixo disso talvez fique um pouco imperceptível e perder mais do que isso pode prejudicar a saúde.

Por fim, é sempre importante ressaltar que deve-se consultar um nutricionista para uma boa dieta ser recomendada para o seu caso. Afinal, embora tenhamos certeza que praticar musculação emagrece, de nada adianta pegar pesado no treino e depois de tudo ir a uma pizzaria ou comer em fast foods. O nutricionista é o profissional que irá lhe recomendar alimentos adequados de acordo com as suas necessidades e o que o seu corpo precisa para emagrecer de forma saudável.


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1 pensamento em “Musculação emagrece 7 kg por mês”

  1. Treino 4 anos e nunca perdi 1 kg com dieta balanceada.
    Será a causa o SOP (Síndrome do Ovário Policístico)?
    Parei de malhar por um ano e retomei novamente
    Estou há um mês com muita musculação e finalizo com meia hora de esteira mas não obtive nenhuma mudança na balança.

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