O que comer para ganhar massa muscular

Saber o que comer para ganhar massa muscular é importante pois diminui o tempo e esforço para se chegar em um determinado objetivo, sejam eles medidas, peso ou até mesmo saúde.

O que comer para ganhar massa muscular antes do treino

Muitas pessoas não comem nada antes do treino pois tem medo que pode fazer mal por não ter feito a digestão ainda, como é o caso do “não nada depois que coma” ou algo assim, ou então por que querem emagrecer e acreditam que treinar de jejum conseguirão ter melhores resultados.

Quando se diz “comer antes do treino” não significa se alimentar antes de sair de casa ou inclusive indo para academia. O correto é comer de 30 a 60 minutos antes do treino pelo menos, para realmente dar tempo do corpo começar a digerir o alimento.

Já para quem quer emagrecer, não é bom treinar em jejum. Durante o treino o corpo entra em um estado catabolico que pode ocasionar perca de massa muscular. Ou seja, seria o mesmo que você estivesse treinando a toa, para ganhar o que você perder.


Uma alimentação correta antes do treino para quem quer ganhar massa muscular é algo com carboidratos e proteínas, como por exemplo, um pão com presunto, queijo e carne ou frango grelhado.

O que comer para ganhar massa muscular pós treino

Ganhar massa muscular com suplementos

Comer para ganhar massa muscular após o treino é muito importante também, pois o estado de catabolismo continua após o treino e a melhor maneira de parar isso é mandando o que ele precisa, sendo os carboidratos e as proteínas importantes nesse processo.

O carboidrato após o treino é importante para repor as reservas de glicogênio, pois após o treino provavelmente as reservas estarão esgotadas. Por isso, nesse momento, é indicado o uso de alimentos com carboidratos de alta glicemia. Alguns alimentos com carboidratos que você pode comer é: granola, aveia, frutas (não são todas, algumas podem ser mamão, manga, banana).

As proteínas são importantes também pois auxiliam no processo de reconstrução do musculo, maximizando assim a hipertrofia. Porém, a proteína ingerida deverá ser de rápida absorção, pois como o corpo está em estado catabolico, quanto mais rápido você dar o que ele precisa, menos catabolismo irá acontecer. Alguns alimentos dessa categoria são: peito de frango, leite desnatado, queijo cottage.

Aliando os carboidratos com as proteínas, você estará abaixando eliminando o catabolismo e aumentando o anabolismo a ponto de ocorrer a hipertrofia muscular. Por isso é importante a ingestão de ambos, e não somente de proteína como algumas pessoas pensam.

Além dos alimentos, você também pode optar por suplementação, como é o caso do Whey Protein, que é um dos suplementos mais indicados pós treino. Outro muito indicado é o BCAA. Caso você não saiba para que serve BCAA, clique no link para ler.

O que comer para ganhar massa muscular antes de dormir

Sono anabólico

Sono anabólico

O sono é o momento do dia em que o corpo para de trabalhar completamente e fica em repouso. Nesse exato momento o funcionamento interno trabalha com mais vigor, inclusive o ganho de massa muscular.

Saber se alimentar corretamente é importantíssimo, pois durante o sono acontece o ganho de musculo também, e não somente após o treino. Alguns alimentos bons antes de dormir são: Aveia, azeite de oliva, peixe, queijo cottage.

Suplementar com uma albumina também é muito interessante, pois como esse suplemento é proteína de absorção lenta, durante o sono você estará em um estado anabólico lento, e portanto esse suplemento é o ideal.

O que comer para ganhar massa muscular após acordar

Saber o que comer após acordar é importante também para evitar o catabolismo, pois o corpo ficou um longo período sem se alimentar e embora ele estava em um estado de pouco gasto calórico, a ingestão de alimento foi zero e portanto, alimentar-se corretamente logo ao acordar é importantíssimo.

Alimentos de proteína de rápida absorção como os que foram indicados são os mais indicados. Se você tiver condições para suplementar com albumina ou com whey protein, melhor ainda, pois além de eliminar o catabolismo, aumentará o ganho de massa muscular.

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  1. Leonardo Alves Ferreira Reply

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