O que são aminoácidos e proteínas

Entenda como os aminoácidos e proteínas agem no corpo e como eles ajudam no ganho de massa muscular

Nesse artigo falaremos sobre o que são aminoácidos e o que são proteínas. Para falarmos sobre os aminoácidos, primeiramente precisará ser explicado sobre as proteínas e como elas são formadas, para posteriormente ser possível você entender o que são os aminoácidos.

O que são proteínas

O corpo humano muita água no corpo, entre 60% a 65%. Depois da água, a proteína é a segunda coisa mais abundante em nós. Quase tudo em nosso corpo é constituído por proteínas, até mesmo nossas células.

O corpo humano é uma coisa maravilhosa. Possuímos entre 50 mil a 100 mil tipos diferentes de proteínas. E o mais interessante é que cada uma dessas 100 mil possui uma função no corpo humano, não estão ali apenas para existir, por acaso.

Para ter uma ideia, aproximadamente 50% das nossas células é composto por proteínas. E elas não estão presentes somente nos músculos, como algumas pessoas pensam. Elas estão presentes nos hormônios, enzimas, fatores de coagulação, anticorpos, hemoglobina, e em mais diversas outras partes.


As proteínas são polímeros de aminoácidos, formados através da junção das moléculas de aminoácidos. Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos, e as proteínas são formados a partir da função delas, combinadas aleatoriamente, com forma, tamanho, composição, funções e números de aminoácidos diferentes.

O tamanho mínimo de uma proteína é de 50 aminoácidos em sua composição. Caso seja menor do que isso, recebe o nome de peptídeos. Tem proteínas no corpo humano que chega a ter mais do que 30 mil aminoácidos, que é o caso de algumas encontradas nos músculos.

Um exemplo é a insulina, que é formada por dois peptídeos, sendo um de 21 e outro de 30 aminoácidos, totalizando 51 aminoácidos para a insulina. Outro caso com proteína mais complexa é a hemoglobina, que possui a quantidade de 574 aminoácidos em sua composição.

O que são aminoácidos

O que são aminoácidos

Os aminoácidos é a base da formação das proteínas. Como já citado, existem 20 aminoácidos diferentes, mas somente 11 dessas são produzidos pelo nosso corpo, sendo que os outros 9 serão obtidos através da alimentação.

Esses aminoácidos que o corpo produz são chamados de aminoácidos naturais ou aminoácidos não essenciais (pois o corpo já produz), e os outros que são obtidos através da alimentação são chamados de aminoácidos essenciais.

Aminoácidos Não Essenciais Aminoácidos Essenciais
Alanina Glicina Fenilalanina Triptofano
Ácido Aspártico Glutamina Isoleucina Histidina
Ácido Glutâmico Prolina Leucina Valina
Arginina Serina Lisina
Asparagina Tirosina Metionina
Cisteína Treonina

Esses aminoácidos essenciais é obtido através da alimentação, principalmente de origem animal como: carnes, leite, ovos, queijo, etc. A alimentação deve ser bem diversificada, pois nem todos alimentos contem todos os aminoácidos essenciais.

Para quem é vegetariano é possível conseguir os aminoácidos essenciais a partir dos vegetais, embora sua alimentação deverá ser mais diversificada ainda, e se possível ir até um nutricionista para ele fazer uma dieta correta para você.

Para quem deseja ganhar massa muscular, o uso de aminoácidos se tornou comum hoje em dia, e também não é caro como algumas pensam. Agora que você já descobriu o que são aminoácidos e como eles podem te ajudar a ter uma melhor saúde e inclusive conseguir massa muscular, não espere mais para preparar sua dieta corretamente e começar a suplementar. Por exemplo, conheça um pouco mais sobre o beta alanina clicando aqui no link.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (3 votes, average: 2,33 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *