Palmito Engorda?

Usado em diversas receitas e com um gosto maravilhoso, surge a dúvida se o palmito tem muitas calorias e engorda

O palmito é um vegetal retirado do caule das palmeiras, porém eles são encontrados nos supermercados na forma em conserva (água + sal). Mas será que o palmito engorda? Quais os benefícios que esse vegetal traz ao nosso organismo.

O que vai definir se o palmito engorda ou não é a quantidade consumida. Além disso, o preparo também é muito importante.

Tabela Nutricional do Palmito

O palmito pupunha, que é um dos tipos de palmitos mais comuns, vem do caule da Pupunheira, uma palmeira típica da Amazônia.

Para cada 100 gramas do palmito pupunha em conserva, são encontrados: 36,5 kcal, 5,5 gramas de carboidratos, 2,5 gramas de proteínas, 2,6 gramas de fibra alimentar e 350 mg de sódio. Nesse caso, a quantidade de sódio aumenta muito por causa do sal da conserva em que o palmito se encontra.


O palmito pupunha ainda tem em sua composição vitamina C e vitamina B1, além dos sais minerais: cálcio, fósforo, manganês, magnésio, potássio, cobre e zinco.

Benefícios do Palmito

A maioria das pessoas acredita que o palmito engorda devido ao número de carboidratos a cada 100 gramas do alimento. Isso é um erro, porque a quantidade de fibra alimentar também é alta e, com isso, o palmito fornece energia e promove uma sensação de saciedade grande, além de uma melhor absorção de todos os sais minerais presentes nele.

O potássio age diretamente na regulação da pressão sanguínea e, consequentemente, na saúde cardíaca (do coração) da pessoa. Já o zinco, auxilia nos processos de cicatrização e também na metabolização de proteínas.

O palmito pupunha ainda contribui para a saúde ocular (dos olhos) e no desenvolvimento e fortalecimento ósseo.

Mesmo com tantos benefícios, ainda há alguns pormenores em relação ao palmito. Acredita-se que 80% da produção e manipulação do palmito sejam clandestinas. Isso quer dizer que as condições em que o palmito é extraído da pupunheira e manipulado até ficar em sua forma em conserva é feita em condições precárias de higiene.

É preciso ficar muito atento ao adquirir o palmito em conserva nos supermercados. Muitos somente estão preocupados com os lucros, por isso, comercializam palmitos nas condições acima resultando em um aumento de casos de botulismo. A bactéria que causa a doença é anaeróbica (não precisa de ar para se desenvolver) e libera uma substância tóxica e, muitas vezes, fatal, no intestino de quem a consome.

Por não precisar de ar, ela se prolifera nas embalagens de alimentos em conserva que foram manipulados sem o mínimo de higiene. Portanto, são necessários alguns cuidados ao comprar o palmito (e outros alimentos em conserva): verificar a validade do alimento e se a lata está amassada ou estufada. No caso de embalagens de vidro, verifique se a tampa está estufada.

Palmito Engorda mesmo?

palmito engorda?

De posse das informações nutricionais, é impossível dizer que o palmito engorda. Obviamente, se você prepara uma deliciosa salada de palmito e adiciona molhos calóricos (como o molho de parmesão, por exemplo), há uma grande chance de você ganhar peso. Porém, isso não aconteceria por causa do palmito em si, mas por causa do preparo dele.

No risoto, a adição de creme de leite ou o vinho, por exemplo, vai fazer com que a baixa quantidade de calorias do palmito se perca nos outros ingredientes.

Coxinha, empadinha, pizza e outras dessas guloseimas são frituras, portanto, são extremamente calóricas, principalmente quando complementadas com catchup, mostarda e maionese, por exemplo, contém altas quantidades de gordura e sódio e trazem muitos malefícios ao organismo.

O segredo, entretanto, é usar de bom senso. A pessoa que corta radicalmente algum tipo de alimento de sua dieta tem uma propensão maior a perder o controle quando se depara com um determinado tipo de alimento, do que aquela que se permite comer uma guloseima esporadicamente.

É importante ter em mente que o excesso de qualquer alimento é o que vai determinar o tamanho do prejuízo que sua dieta sofrerá. Mesmo as dietas mais rígidas permitem que quem as segue possa ter o prazer de se deliciar com algo que gosta de comer de tempos em tempos. Isso é equilíbrio.

É errado dizer que o palmito engorda e a melhor forma de consumi-lo é da maneira mais natural possível, sem temperos e sem sal. Sua saúde agradece.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (8 votes, average: 3,25 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *