• Home
  • >
  • Emagrecer
  • >
  • Pão integral engorda? Qual pão integral engorda menos?

Pão integral engorda? Qual pão integral engorda menos?

Conheça os benefícios do pão integral e se você pode comer sem se preocupar com quantas calorias ele tem

Para substituir o grande consumo de calorias advindo de outras fontes de lanches, muitas pessoas optam por uma maneira saudável de se alimentar. Mas nessa refeição também entra a dúvida ao se perguntar se o pão integral engorda. O que essas pessoas não sabem é que nem todos são iguais, pois muitos são feitos com vários ingredientes do pão branco.

O nome “pão integral” é dado para aqueles que são feitos com bastante quantidade de farinha integral sendo assim importante checar o rótulo para saber realmente o que você vai comprar. Para saber se ele é um “pão integral verídico”, a farinha não pode ser de trigo nem enriquecida. Além disso, não deve conter gordura hidrogenada ou caramelo.

Assim, olhar rapidamente os ingredientes do produto será uma arma para fácil diferenciação dos tipos, filtrando praticamente metade das marcas, mas ainda fica a dúvida. Pensando nisso, hoje o Glicose irá mostrar um pouco mais sobre os efeitos do alimento no organismo humano e desmistificar se pão integral engorda ou não!

O que é o pão integral?

Como dito anteriormente, os rótulos confusos acabam mascarando a veracidade do pão. Uma tática comum usada pelos produtores de alimentos é de misturar uma pequena quantidade de farinha integral com farinha refinada numa proporção onde se pode dizer que o pão é integral, mas não é,  e nesse caso o pão integral engorda.

Na realidade, pães integrais são aqueles que a farinha tem tanto o gérmen quanto o farelo de trigo. Eles são ricos em antioxidantes, gorduras saudáveis e proteína e o efeito dos grãos pode variar de acordo com a constituição deles. Fibras, magnésio, vitamina E, ácido fólico e diversos outros nutrientes podem ser fornecidos comendo-se o pão integral.

Também existem vários outros benefícios. De acordo com estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition, níveis de insulina mais baixos em jejum foram constatados em pessoas que ingeriam grãos integrais com frequência, se comparado aos que comem grãos refinados. A conclusão chegada foi de que o consumo desses grãos pode ser muito importante para o combate da diabetes tipo 2.

Outros estudos pesquisaram por alto se o pão integral engorda, e revelaram outros benefícios. Foi percebido que consumir regularmente grãos integrais diminui os níveis de triglicérides, LDL e o risco de doença cardíaca em cerca de 25%. Também foi descoberto que quanto mais fossem ingeridos, menor era a probabilidade de obesidade, diabetes e hipertensão.

Afinal, o pão integral engorda?

Pão integral engorda ou emagrece?

Como tudo na vida, o exagero faz mal. Caso você consiga escolher uma boa marca e comer em uma quantidade razoável, dizer que o pão integral engorda seria uma mentira. Portanto sim, esse é um alimento que pode estar incluso na sua dieta para perder peso e contribuir com o seu emagrecimento. Porém, deve se limitar a quantidade de ingerida pois contem pão, seja integral ou não, contem bastante calorias.

Para escolher o pão certo, deve-se recorrer mais uma vez ao rótulo. Opte sempre por aqueles pães que tenham maior quantidade de fibras e proteínas, além de menor quantidade de carboidratos por fatia. Leve em consideração que cada marca tem suas peculiaridades e escolher a errada pode adicionar muitas calorias indesejadas à sua dieta.

Comer pão integral engorda se come-lo com outros alimentos

Por outro lado, para muitos, o pão integral é um alimento delicioso além de ter uma enorme praticidade para fazer deliciosos sanduíches. Dando essa água na boca, a vontade de comer um atrás do outro aumenta. E pior: comer com alimentos, bebidas e acompanhamentos errados!

O pão integral engorda, com certeza, se for feito sanduíche com algum alimento bastante calórico no meio como requeijão, manteiga, queijo amarelo e diversos outros ingredientes. Essa mistura pode acabar fazendo com que o lanche tenha um aumento calórico indo para 300 a 400 kcal com apenas duas fatias!

Outro enorme problema é a bebida. Muitos optam por comer com um suco de frutas pensando ser uma excelente escolha, mas na realidade pode acabar não sendo caso contenha uma grande quantidade de calorias. Ambos viram uma “bola de açúcares e calorias” e a culpa recai no pão integral que na realidade não é o maior vilão.

Por fim, mesmo tendo maior quantidade de fibras que o pão branco e sendo bastante nutritivo, o pão integral engorda e ainda perde no quesito saciedade se comparado a algumas frutas e vegetais. Portanto, pode não ser a melhor opção. É importante consultar um nutricionista para que ele monte uma dieta em que valha a pena consumir o alimento.









Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(6 votos, média: 3,33 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!
Loading...