Pipoca Engorda?

Quem não gosta de pipoca? Para os atletas fitness, a pipoca é mais do que sinônimo de cinema! É, também, um poderoso antioxidante. Mas será que a pipoca engorda? Será que pipoca tem muita caloria?

A pipoca engorda quando não é preparada de forma correta e, claro, quando consumida em grandes quantidades.


Benefícios da Pipoca

O milho é uma fonte de carboidrato integral, rico em fibras e substâncias antioxidantes. Isso confere à pipoca as características de fornecer energia, regular a função intestinal e promover uma maior saciedade por um período de tempo maior e, ainda, a proteção contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Um superalimento, não é mesmo?

Além disso, a pipoca pode ser o substituto perfeito de um lanche calórico e sem nutrientes (os famosos alimentos de calorias vazias), lembrando que se o objetivo é eliminar gordura e perder peso, calorias é o que você menos precisa em um lanche entre as refeições. Vale ressaltar que estamos falando aqui do milho de pipoca natural e, não, pipocas de micro-ondas.

Novamente, a equação é bem simples: o indivíduo tem que gastar mais calorias do que é ingerido, certo? Portanto, lembre-se que uma pequena quantidade de batatas fritas (aproximadamente 15 unidades), por exemplo, tem o mesmo valor calórico que 8 xícaras de pipoca! Isso porque uma xícara de pipoca (cerca de 30 gramas) tem apensas 31 calorias. Nessas mesmas 8 xícaras de pipoca são encontradas 9,6 gramas de fibras, sendo que a recomendação diária de fibras é de aproximadamente, 28 gramas!

Quanto maior a quantidade de fibras encontrada nas porções dos alimentos, maior a saciedade promovida e, consequentemente, menos acúmulo de gordura e perda de peso.

Por quê a Pipoca Engorda?

A pipoca engorda porque é feita com excesso de óleo, manteiga, sódio e corantes (encontrados em quantidades exorbitantes em pipocas de micro-ondas, mesmo nas versões light). Só para ter uma ideia, cada colher de manteiga com sal despejada sobre a pipoca, equivale a cerca de 100 Kcal a mais! Isso mesmo! O agravante é que além das calorias, essa mesma colher de sopa tem aproximadamente 12 gramas de gordura. As calorias da pipoca são bem maiores com manteiga do que a feita com óleo.

Além disso, as pipocas de micro-ondas temperadas são coloridas artificialmente e seu sódio, que já é alto no sabor natural, chega a triplicar no sabor churrasco, por exemplo. Portanto, fuja desse tipo de pipoca. Uma embalagem de pipoca de micro-ondas tem cerca de 400 kcal!

pipoca doce engorda

Na versão doce, as pipocas são feitas com açúcar ou groselha (pipoca rosa), além do óleo usado para estourá-la, portanto, esse tipo de pipoca engorda e muito!

As pipocas gourmet, que andam sendo comercializadas atualmente, também são altamente calóricas, com grandes quantidades de sódio e coloridas artificialmente.

Maneira Saudável de Preparar a Pipoca

A melhor e mais saudável maneira de preparar a pipoca é estourá-la no ar quente e temperá-la com ervas e apenas uma pitadinha de sal, caso acredite ser necessário.

As duas maneiras mais comuns de estourar a pipoca sem o uso de gordura são:

  1. Coloque de três a cinco colheres de sopa de milho de pipoca dentro de um saco de papel (tipo saco de pão de padaria). Enrole a boca do saco para que ao começarem estourar as pipocas não pulem para fora e coloque no micro-ondas por cerca de 8 minutos, dependendo da potência do seu aparelho. Quando perceber que as pipocas não estouram por mais de 2 minutos, desligue o micro-ondas.
    pipoca engorda
  2. Coloque a mesma quantidade de milho indicada acima em um refratário e adicione a mesma quantidade de água. Por exemplo, se você colocou 5 colheres de sopa de milho, coloque 5 colheres de sopa de água. Cubra o refratário com plástico filme e leve ao micro-ondas por cerca de 8 minutos. Quando perceber que as pipocas não estouram por mais de 2 minutos, desligue o micro-ondas.

Tempere a pipoca do seu gosto (fugindo da manteiga, claro) e bom lanche!

Lembre-se que, como em vários outros aspectos, quando o assunto é pipoca menos é mais. A pipoca engorda na proporção em que forem adicionados complementos industrializados e gordurosos sobre ela. Quanto mais natural for o preparo da sua pipoca, mais equilíbrio, saúde e saciedade você estará agregando à sua rotina alimentar.

One Response

  1. Graça Santos Reply

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