Proteína de Soja

Além de ser uma das proteínas mais barata, a proteína da soja é considerada melhor do que alguns suplementos

Para os vegetarianos, a proteína de soja é a substituta perfeita para a proteína animal. Entretanto, devido aos grandes benefícios que o consumo da proteína de soja traz, os atletas fitness começaram a incluir o alimento em seu cardápio.

Por exemplo, a proteína isolada de soja é considerada por muitos como uma das melhores proteínas que existem, pois além de ter um preço não tão elevado se comparado ao Whey Protein, e tem tantos benefícios quanto este. Leia o artigo completo para entender um pouco mais sobre essa incrível proteína.

Valores Nutricionais da Proteína de Soja

É um produto extraído da farinha de soja desengordurada e, por isso, a proteína de soja contém 90% de proteínas em sua base seca. Em sua composição é possível encontrar quantidades ideais de aminoácidos arginina e glutamina e, também, os aminoácidos da cadeia ramificada: a leucina, a valina e a isoleucina.

A glutamina participa ativamente do processo de construção muscular e os aminoácidos da cadeia ramificada, os quais também compõem o BCAA, são metabolizados diretamente no músculo, sendo, portanto, de fundamental para a hipertrofia e definição muscular. Além disso, os aminoácidos da cadeia ramificada regulam os níveis de glutamina no organismo que, por sua vez, serve de fonte principal de energia para as células do sistema imunológico.


É possível afirmar que a proteína de soja é uma proteína completa, de digestão fácil e da melhor qualidade.

Veja abaixo a tabela de valor nutricional de uma porção de 100 gramas de proteína de soja comparada com a tabela de valor nutricional da mesma porção de um bife grelhado da carne bovina patinho:

100 gramas de proteína de soja:

Valor Energético 348kcal
Carboidratos 32,0g
Proteínas 52,0
Fibra alimentar 18,0g
Cálcio 270,0mg
Ferro 12,0mg

É importante notar que a proteína de soja não contém gordura ou sódio algum.

100 gramas de bife grelhado de carne bovina patinho:

Valor Energético 219,3kcal
Carboidratos 0g
Proteínas 35,9g
Fibra alimentar 0g
Cálcio 4,8mg
Ferro 3,0mg
Gorduras Saturadas 3,1g
Gorduras Monoinsaturadas 3,1g
Gorduras Poli-insaturadas 0,3g
Sódio 60,3mg

A carne bovina patinho é um dos cortes menos gordurosos. Apesar de o valor calórico ser menor que o da proteína de soja, note que o patinho não tem fibra ou carboidratos. Porém, possui gordura.

Ao comparar dois alimentos, não se deve levar em consideração apenas a quantidade de calorias. Os outros fatores nutricionais também são de extrema importância.

Benefícios do consumo da proteína de soja

A proteína de soja, mesmo ao apresentar valores nutricionais melhores que os da carne bovina, não deve ser exclusividade no cardápio. O segredo da alimentação equilibrada é combinar alimentos com valores nutricionais semelhantes, porém de origens diferentes. Aqui, no caso, a proteína de soja tem origem vegetal e o patinho, origem animal.

Por ser rica em aminoácidos, a proteína de soja vem ganhando muita popularidade entre os praticantes de musculação. Essa característica auxilia no ganho de massa muscular, na regeneração das microlesões das fibras musculares (que ocorrem normalmente durante o treino com carga), no fornecimento de energia e no aumento de rendimento do treino.

Proteína de Soja

Além disso, a proteína de soja é absorvida pelo organismo mais rapidamente que a caseína. Na verdade, sua velocidade de absorção só perde para a Whey Protein.

Os aminoácidos da cadeia ramificada ainda ajustam os níveis de glutamina no organismo. Essa substância é a principal fonte de energia das células do sistema imunológico, portanto, o consumo da proteína de soja aumenta a proteção natural do corpo.

A soja é rica em isoflavona, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e, consequentemente, retarda o envelhecimento.

O consumo regular dessa proteína de origem vegetal ajuda a reduzir o colesterol, contribuindo assim, para a saúde do coração e do sistema circulatório. Os níveis de colesterol elevados podem levar à aterosclerose, ou seja, o entupimento das veias que acontece quando placas de gordura se fixam nas paredes dos vasos, levando ao infarto e outras doenças coronárias.

Alguns estudos mostraram que o consumo regular da soja diminui a atividade das células cancerígenas, principalmente na próstata (nos homens) e nas mamas (nas mulheres). Apresentaram, também, indícios que a soja diminui os desconfortos da menopausa, como as famosas ondas de calor, a secura vaginal e alterações de unhas e cabelos.

Considerações Finais

Devido aos altos preços dos suplementos alimentares, a proteína da soja aparece como uma alternativa mais barata e com valores nutricionais bem semelhantes.  Por ser natural, seu consumo não apresenta contraindicações.

Dependendo do seu objetivo de treino, vale a pena consultar um nutricionista ou um médico e estudar a possibilidade da combinação do uso da proteína de soja com outros suplementos.





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