Pullover

O Pullover (ou pulôver, como algumas pessoas o chamam no português), é um exercício de academia muito procurado por diversas pessoas pela sua excelência. Porém, outras pessoas pesquisam sobre esse exercício pois elas são ensinadas de que esse é um exercício para peito, mas quando o fazem não sentem o peitoral trabalhando, parecendo ser um exercício extremamente inútil no treino.

Antes de você desistir de faze-lo, saiba que o pullover é um excelente exercício e ele deverá estar no seu treino sim, porém não da maneira como você estava acreditando até o momento.

O pullover é um exercício que trabalha diversos músculos, sendo primariamente o latíssimo do dorso, intercostais e serrátil anterior e secundariamente os peitorais, tríceps. Outros membros também ajudam na execução como o ombro e o braço por completo, mas eles não são tão intensos como os outros.

Como você pode perceber, o pullover é um exercício para costas e não para o peitoral, como diversos professores na academia o ensinou e inclusive que está no seu treino de peito. É justamente por esse motivo que você nunca sentiu o pullover trabalhando o seu peitoral, pois ele realmente não trabalha de forma intensa. Talvez você até sinta algo, mas nem se compara com o supino ou outro exercício de peito.


O pullover é um exercício que ajuda a aumentar a caixa torácica, e como tal isso é de muita importância pois ele ajudará a aumentar o seu peitoral sim, mas não através da hipertrofia, como algumas pessoas esperam.

Em um estudo realizado para saber se o pullover era tão eficaz quanto o supino, descobriu que o enquanto o supino trabalhava de forma intensa a região peitoral, o pullover tinha um trabalho ínfimo nessa região.

Mas nesse estudo foi possível comprovar que o pullover tinha uma intensidade muito grande sobre os músculos do dorso, sendo seu principal motivo o movimento que é executado com os braços, que para ser realizado precisa da ajuda do dorso e não do peito.

Execução do Pullover

Pullover

Para a correta execução do pullover, siga os passos a seguir:

  1. Deite somente a parte superior do corpo sobre um banco ficando em uma posição igual está na imagem. O halter ficará estabelecido fixo acima do tórax.
  2. O movimento deverá ser realizado para frente e para trás, até o braço ficar completamente na horizontal. Portanto, leve o halter para trás.
  3. Após ter alongado para trás, traga-o para frente.

Dicas sobre Exercício Pullover

A correta pegada no pullover é importante para conseguir executar o exercício de maneira correta. As palmas das mãos deverão estar apoiadas em uma anilha do halter na parte de dentro, como você pode ver na imagem.

Durante a execução, o corpo deve se permanecer firme e estável, principalmente a parte do torso. Os pés que dão o apoio para o corpo, juntamente com o correto posicionamento das costas no banco.

Diferente do que muitas pessoas acham, o movimento para frente do pullover não deve ser feito levando o halter o máximo possível, devendo os braços parar numa posição vertical ou apenas passando um pouco disso.

Como esse é um tipo de exercício em que o ombro trabalha diretamente com a execução do movimento, pegar muito peso pode ocasionar lesões sérias, principalmente na hora de levar o peso para trás, em que o ombro pode inclusive se deslocar.

Comece o pullover com pouco peso e aos poucos você vai aumentando, de maneira com que acostume ao movimento e ao peso que está pegando.

E como você viu anteriormente, o pullover é um exercício para costas e não para o peito, portanto ele deverá estar no seu treino de costas. Uma dica é colocar o pullover como último exercício, pois seus resultados poderão ser melhores, além do fato dele não exigir tanta força como outros exercícios para costas.

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