Remada Curvada, Remada com Pegada Supinada e Remada T

Aprenda como fazer a remada curvada (e os exercícios semelhantes) de maneira correta

A remada curvada é um exercício de musculação que trabalha em vários músculos. Ela ajuda a ter uma hipertrofia muscular nas costas como um todo de maneira mais rápida. Por ser um exercício que exige uma postura correta, não é indicado para quem é iniciante na academia. Porém, com poucos meses você já está apto a começar fazer a remada curvada.

A remada curvada trabalha principalmente o Latíssimo do dorso. Mas, também atua no eretor da espinha, trapézio, deltoide posterior e romboides. Como pode ver na imagem, é um exercício que abrange praticamente as costas inteira.

Remada Curvada

Execução da Remada Curvada

O exercício remada curvada é fácil de ser executado, basta seguir apenas os 3 passos descritos abaixo:


  1. Com o dorso das mãos para cima e com a pegada com espaçamento na mesma proporção da largura dos ombros, incline o torso para frente de forma que o seu corpo fique em um ângulo de 45º.
  2. Levante a barra para cima, de forma que ela toque no peito. O joelhos deverão ficar levemente dobrados e a coluna vertebral deverá ficar reta, pois se não poderá causar lesões.
  3. Depois que chegar no peito, basta descer a barra novamente até a posição inicial.

Recomendações

Remada curvada com barra

O espaçamento das mãos indica em quais músculos o exercício irá atuar de maneira mais forte. Com as mãos da largura do ombro ou mais fechadas, a parte mais trabalhada será a seção central e interna dos latíssimos. Já uma pegada mais aberta irá trabalhar de forma mais intensa os latíssimos externos.

Quanto mais elevado a barra subir em direção ao peito, mais será trabalhado o latíssimo superior e o trapézio. Se a barra subir em direção ao abdome, os latíssimos inferiores serão mais trabalhados.

Tome muito cuidado com a sua coluna. Esse exercício não é indicado para quem começou academia há pouco tempo. Se não for feito com a postura correta, realmente pode causar lesões.

Formas de Fazer a Remada Curvada

A remada curvada tem mais 2 formas de fazer, sendo elas a remada curvada com pegada supinada e a remada curvada T.

A remada curvada com pegada supinada facilita um espaçamento mais próximos da mãos, principalmente na hora de trazer perto do peito ou abdome. Dessa maneira, o exercício irá enfatizar melhor a extensão dos ombros, assim como também irá trabalhar a seção central e interna dos latíssimos.

Com a remada supinada, o exercício fica um pouco mais fácil de fazer, pois os bíceps irão ajudar também em todo o processo. Isso irá lhe proporcionar mais força durante o exercício.

Remada Curvada - Remada T

Já a Remada T, que é outra variação da remada curvada, o esforço para se estabilizar o corpo na posição correta é menor, visto que uma das extremidades da barra fica no chão e somente a outra extremidade que sobe até o peito.

Esse exercício pode ser feito usando um aparelho próprio com uma almofada para encontrar o abdome. Também poderá ser feito usando um aparelho em que você não terá nada para encontrar. Mas, mesmo assim será mais fácil do que com a barra suspensa.

Aparelho de exercício Remada Curvada

Uma alternativa para se fazer esse exercício caso a sua academia não tenha o aparelho correto da Remada T é usar a barra grande do supino juntamente com um puxador fechado. Um dos lados da barra deverá ficar preso em algum lugar e o outro lado será onde você colocará os pesos.

Depois de ter colocado o peso, basta colocar o puxador fechado e fazer o exercício. É a mesma coisa que o aparelho sem a almofada, porém vai mudar um pouco a pegada e consequentemente um pouco os músculos que o exercício irá pegar. Como a pegada com o puxador será mais fechado, a intensidade será mais para o centro das contas. Com o aparelho e a pegada mais aberta, a intensidade será tanto central quanto nas extremidades.

Algumas academia também tem o pegador próprio da remada curvada com barra. Nele você pegaria exatamente igual na barra, como pode ver na imagem ao lado. Porém, isso não é tão comum nas academia, sendo o puxador fechado o mais comum.

Modo Correto de fazer a Remada T

Abaixo tem um vídeo que encontrei na internet em que é ensinado a maneira correta e o errado de se fazer o exercício. Como pode ver no vídeo, ao fazer a remada curvada de maneira errada, toda a intensidade do exercício é focalizado na coluna, e a lesão vai ocorrer.

 

 

Se você esta pensando em começar praticar esse exercício, exija a presença do instrutor da academia na primeira série. Pergunte a ele se sua postura e a execução do exercício estão acontecendo de maneira correta. Se praticar o exercício da maneira errada, com certeza isso irá causar lesão e você ficará impossibilidade de treinar. Lembre-se que toda a estrutura do corpo é focalizado nas costas. Se for lesionada, deverá ficar descansando em casa durante vários dias.

Embora a remada curvada é um excelente exercício, se não for feita da maneira correta ao invés de ajudar acabará te prejudicando. Caso tiver mais alguma dica sobre esse excelente exercício, deixe o seu comentário abaixo.





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