Repolho Engorda?

O repolho é um ótimo alimento com vários benefícios, mas será que ele engorda ou emagrece?

Para que se possa afirmar que o repolho engorda, é preciso analisar os valores nutricionais desse legume e descobrir qual o melhor método de preparo e consumo.

Há muitas informações desencontradas sobre legumes e verduras e, com elas, dietas malucas são elaboradas na crença de que um determinado alimento seja milagroso e queime a gordura corporal. Você já ouviu falar na dieta do repolho? Ela foi criada porque se acredita que o repolho seja um desses alimentos milagrosos.

Mas será que é mesmo? Realmente o repolho é um alimento com quantidade baixa de calorias. Mesmo que ele não queime gordura (o que vamos descobrir a seguir), não é possível afirmar que o repolho engorda.

Valor Nutricional do Repolho

A seguir uma comparação do valor nutricional do repolho branco cru e do repolho branco cozido. Veja abaixo:

Para cada 100 gramas de repolho branco cru são encontradas 17,00 kcal, 3,9 gramas de carboidratos, 0,9 gramas de proteínas, 1,9 gramas de fibra alimentar, 18,7 mg de vitamina C e altas concentrações dos sais minerais cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Para cada 100 gramas de repolho branco cozido são encontradas 25,87 kcal, 4,47 gramas de carboidratos, 1,03 gramas de proteínas, 2,8 mg de fibra alimentar e as mesmas concentrações de vitamina C e sais minerais.

Mesmo percebendo que a versão cozida tem um número um pouco maior de calorias, ainda assim, o repolho é um ótimo alimento a ser inserido em uma dieta. Não somente pelo valor calórico, mas também pelas quantidades dos outros componentes que só trarão benefícios ao organismo de quem o ingerir.

repolho engorda ou emagrece?

O repolho engorda se ingerido em excesso, mas isso é praticamente impossível de acontecer. Não há pessoa que consiga comer grandes quantidades desse legume, mesmo porque seu teor de fibra aumenta a sensação de saciedade brecando a fome.

Uma porção de repolho no prato combinado com outros alimentos igualmente nutritivos resultará em uma sensação de saciedade duradoura que, por sua vez, fará com que a pessoa se alimente com porções menores e siga a regra fundamental para quem quer perder peso de se alimentar a cada 3 horas.

Aliado a uma rotina de treinos, esse hábito alimentar vai facilitar a equação da perda de peso: o número de calorias ingeridas deve ser menor que o número de calorias gastas. Essa fórmula garante a satisfação ao subir na balança e a reeducação alimentar garante um organismo saudável e equilibrado.

O Repolho Engorda?

Como vimos, é errado acreditar que o repolho engorda. Mas isso não tem nada a ver com o fato que ele queima gordura. Em sua tabela nutricional não há nada que justifique essa informação. O que faz o repolho ser peça importante na dieta de quem corre atrás da forma física é sua capacidade de manter os níveis de glicemia (glicose no sangue) estáveis.

Essa característica se deve principalmente à quantidade de fibra alimentar em sua composição. Como já mencionado, as fibras proporcionam uma sensação de saciedade duradoura. Essa sensação não permite que haja baixas de glicose no sangue, que fazem a pessoa querer se alimentar novamente. E, também, impossibilita picos da substância no sangue, que faz com que o organismo estoque gordura.

Portanto, não há motivos para que o repolho não faça parte da sua dieta.

Quando e como consumir o repolho

foto de salada de repolho roxo
Foto: Reprodução – Salada de repolho roxo

O almoço e o jantar são as refeições ideias para se consumir verduras e legumes. No almoço, se pode combinar uma porção de carboidratos complexos (arroz integral, batata doce, inhame, entre outros. Porém, siga a dica de ouro: coloque apenas uma porção de carboidrato) e uma proteína magra (por exemplo, um bife grelhado sem gordura de patinho) e uma salada de folhas é o ideal.

Já no jantar, ele pode ser combinado com outra proteína magra (por exemplo, atum ao natural, filé de frango grelhado, etc). É importante que o jantar seja ingerido de 2 a 3 horas antes do horário de dormir. Esse período é o ideal para que o processo digestivo seja concluído e os nutrientes absorvidos pelo organismo.

Dormir com o estômago cheio, além de perturbar o sono (que, para quem quer perder peso é um elemento de extrema importância), ainda prejudica a digestão e aumenta a propensão ao armazenamento de gordura.

As melhores maneiras de consumir o repolho são cru, em salada, e cozido, com pouco sal e apenas um fio de azeite.

Não só é um equívoco dizer que o repolho engorda como também podemos afirmar que ele é um ótimo aliado à perda de peso. Ou seja, se consumido de maneira moderada o repolho emagrece. Apenas tome cuidado com os molhos que irá preparar. Fora isso, coma sem medo!









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