Ribose

Entenda como a Ribose ajuda a aumentar a disposição e energia para seus treinos, inclusive aumento de massa muscular

Hoje, o site Glicose traz para você informações sobre uma importante substância: a ribose. Também conhecida como D-Ribose, ela é essencial para dar energia diariamente necessária ao nosso corpo.

Pensando um pouco, todo o nosso sistema necessita de energia. Desde as células até os nossos órgãos vitais. O coração, por exemplo, tem mais ou menos 0,7 gramas de energia armazenada. Porém, diariamente o coração necessita de muito mais do que isso: cerca de seis mil gramas de energia são consumidas por ele.

Esse valor equivale a dez corações em quilos e seria quase dez mil vezes a quantidade de energia que fica armazenada por vez no órgão! Grande parte dessa energia é advinda do trifosfato de adenosina, ou ATP e também conhecida como “moeda de energia da célula”. Voltando ao início, a ribose é essencial pois é ela que sintetiza o ATP no corpo.

Ribose: O Que É?

Além da sintetização do ATP, a ribose é participante na formação estruturas como o DNA e RNA e pode ser encontrada numa dieta comum. Ela é um monossacarídeo de cinco carbonos e é uma excelente coadjuvante na atenuação ou manutenção de esforço feito pelo corpo por fazer a manutenção energética.


Por muitos músculos do corpo não terem a capacidade de fazer a ribose em velocidade e quantidade boa, os níveis de energia corpórea acabam ficando baixos quando o organismo é exigido. Já foram feitos alguns estudos e neles foi apontada uma perda de 60 a 70% nos níveis da reserva de ATP que podem demorar mais de três dias para serem repostos.

E não fica só por aí. Aumentar o nível de ATP no organismo também pode acarretar numa melhora da execução do exercício físico. Um estudo de um mês feito com fisiculturistas usando a suplementação de ribose mostrou que aqueles que fizeram uso da substância obtiveram ganhos na resistência muscular e força.

D Ribose Benefícios

Através da explicação mais técnica acima podemos perceber que a principal função da ribose é a de geração e manutenção de energia. Logicamente, quaisquer danos provenientes de um baixo nível energético são atenuados. Baixa síntese protéica, baixo desempenho muscular e dores são os principais efeitos evitados. Outros são:

  • Aumento do nível de adenina muscular
  • Auxilia na diminuição do ritmo cardíaco
  • Aumento de massa muscular

E se engana quem pensa que ela só vale para aqueles que já fazem atividade física. A ribose também melhora a qualidade de vida em geral e pode aumentar a tolerância do coração aos exercícios físicos. Para todos os que praticam musculação é recomendado o consumo de 5 a 10 gramas diárias de D-ribose para conseguir um bom resultado.

No entanto, claro, nunca deixe de consultar um especialista para saber se você deve usar o suplemento de ribose e qual é a sua quantidade específica. Afinal, você pode ter algum tipo de alergia, portanto é de suma importância tomar conta do seu corpo para não sofrer efeitos colaterais!

Quantidade diária necessária de ribose suplemento

Para o padrão de exercícios físicos, a quantidade de 5 a 10 gramas dita anteriormente é a ideal. Porém, estudos indicam que qualquer quantidade absorvida já vai ajudar na fadiga. De acordo com estudos do laboratório de fisiologia muscular da Universidade de Missouri, 500 mg de ribose ingeridas oralmente aumentaram a recuperação energética em quase 100%!

Portanto, tudo vai de acordo com o seu objetivo. Se o caso é de apenas manter um nível energético saudável dando um “empurrãozinho” no coração e músculos, faça uso de pouca quantidade da substância.

Se o caso for de melhoria de desempenho para atividades físicas, o uso é um pouco maior, assim como para dor muscular crônica ou fadiga persistente. Em todos os casos, mas especialmente nesses dois últimos, lembre-se sempre de consultar um especialista!

Alimentos que contém ribose

ribose

Procurá-la em alimentos não é uma boa opção. Isso porque a ribose é feita pelo próprio corpo e encontrada em pouquíssima quantidade. De acordo com o Banco de Dados Humanos Metaboloma, verduras, frutas maduras, bebidas energéticas e levedo de cerveja contêm a substância, mas não é informada exatamente a quantidade.

No entanto, como a ribose é produzida a partir dos carboidratos, uma dieta rica nesse nutriente se faz necessária para sua boa produção. Pelos fatores já falados acima, ela é comumente procurada como um tipo de suplemento, como você pode ver na imagem ao lado.

Um dos melhores sites para se encontrar ribose com ótimo preço é o site da Netshoes. Nesse link você consegue ver alguns preços desse suplemento. Se você já pratica academia há algum tempo, o suplemento D-Ribose vai realmente ajuda-lo a melhorar o seu rendimento, aumentando sua energia e força. Se você está começando agora, ele irá te ajudar a evitar a fadiga muito rápido, que é comum entre os iniciantes. Aproveite os excelentes preços da Netshoes e comece tomar D-Ribose você também.


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (3 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *