Salsicha Engorda!

Seja com molho ou em lanches, a salsicha tem sua fama. Mas será que tem muitas calorias e engorda?

Sem dúvida alguma, o hot dog é um dos sanduíches preferidos de todos e é muito comum ser evitado por quem quer emagrecer. Mas muito já foi questionado sobre a salsicha também. Comer salsicha é saudável? Salsicha engorda? Faz mal à saúde? Do que é feita a salsicha?

Um alimento muito consumido no país, a salsicha faz parte da categoria dos alimentos embutidos que, literalmente, são os alimentos em que as tripas dos animais são limpas e enchidas com vários tipos de recheio. Calma, não se assuste! As primeiras salsichas eram revestidas pelos intestinos dos animas, porém hoje em dia o revestimento das salsichas é sintético.

Uma das características dos alimentos embutidos é que eles foram modificados quimicamente para terem maior duração.

Além da praticidade de seu preparo, o preço da salsicha, principalmente quando inserido no cenário da crise atual (se você está lendo esse artigo no ano de 2015, sabe do que estou falando), é muito mais acessível que o preço da carne vermelha, o que contribui para sua popularidade.


Dependendo dos seus objetivos de treino, comer uma salsicha de tempos em tempos não justificará dizer que a salsicha engorda.

Na teoria, a salsicha deveria ser feita com carne fresca previamente cozida e temperos naturais, porém se sabe que isso está longe de ser verdade. Nem sempre a carne utilizada é de boa qualidade e possui altos níveis de gordura e sódio, que comprometem não só o emagrecimento quanto à saúde como um todo se consumida em excesso.

Mesmo assim, há versões de outras carnes menos gordurosas, como a salsicha de peru que, ao serem consumidas serão menos prejudiciais se estiverem acompanhadas de legumes e verduras.

Tipos de Salsicha

Principalmente por causa dos poucos nutrientes encontrados nas versões mais atuais da salsicha, hoje em dia é possível encontrar vários tipos desse alimento nos supermercados:

  1. Salsicha tradicional ou hot-dog: esse tipo de salsicha mistura carne bovina, suína e carne de aves. Uma unidade de 50 gramas sem nenhum tipo de acompanhamento tem 118 kcal.
  2. Salsicha de frango: feita exclusivamente com carne de aves, tem o valor nutricional bem parecido com a salsicha hot-dog, ou seja, ela não é mais leve, nem mais light que a outra. Uma unidade de 50 gramas sem nenhum tipo de acompanhamento tem 120 kcal.
  3. Salsicha de frango light: comparada à versão tradicional da salsicha de frango, a light é realmente mais leve e menos calórica: 95 kcal por unidade de 50 gramas.
  4. Salsicha de peru light: entre todas as opções de salsichas, essa é a mais leve e tem 40% a menos de calorias e quase 60% a menos de gordura do que a salsicha hot-dog tradicional. Uma unidade de 50 gramas sem nenhum tipo de acompanhamento tem 82 kcal.
  5. Salsicha de soja (versão enlatada): feita exclusivamente com a soja e portanto com boas quantidades de proteína vegetal, essa salsicha é uma boa opção por seu valor calórico baixo: apenas 50 kcal por unidade.

As versões de chester (90 kcal por unidade), Viena (119 kcal por unidade) e o famoso salsichão Alemão (297 kcal a cada 100 gramas) também são relativamente fáceis de serem encontradas.

E então, a salsicha engorda?

foto de salsicha sendo preparada

A maior desvantagem da salsicha é que raramente ela é ingerida sozinha sem qualquer tipo de acompanhamento. O pão de hot-dog, o catchup, a mostarda, a maionese e uma infinidade de molhos e toppings que são oferecidos fazem da salsicha o menos dos problemas quando o assunto é o ganho de peso.

O que vai definir se a salsicha engorda mesmo ou não é o seu valor nutricional total e não somente a quantidade de calorias que ela (ou qualquer outro alimento) tem.

Muitas vezes um alimento tem um valor calórico bem maior que uma salsicha, por exemplo, porém as quantidades existentes de proteínas, fibras e outros nutrientes compensam o seu consumo.

Para exemplificar, se pegarmos a salsicha de peru light (porção de 50 gramas) que tem 82 kcal, porém quantidades grandes de gordura e sódio e a compararmos com uma porção de 90 gramas de atum (ao natural, sólido) enlatado que tem apenas 67 kcal e quantidades grandes de proteína, ômega 6 e pouquíssima gordura, podemos concluir que a salsicha engorda, além de bombardear o organismo, pois o atum, embora tenha mais calorias, é bem mais saudável que a salsicha.

Se falando de salsicha e sua relação ao ganho de peso, outro problema muito comum são as salsichas em conserva, que geralmente serve de aperitivos e costuma-se comer bem mais do que apenas uma. Muito cuidado com esse tipo de salsicha!

O que vale na hora de se alimentar é o bom senso. Se você é um louco por salsicha e não consegue deixar de inseri-la na sua dieta, procure apenas reduzir o consumo até que se sinta capaz de cortá-la de vez.

É um erro dizer que uma salsicha engorda, mas nesse caso, a substituição da salsicha por opções mais nutritivas é o mais sensato a fazer.





Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (6 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *