Sertralina Engorda ou Emagrece?

Sertralina é um antidepressivo e ansiolítico, mas surge a dúvida: sertralina engorda? Quais efeitos colaterais desse remédio?

O cloridrato de sertralina é um antidepressivo e ansiolítico. Com seu consumo cada vez mais comum se questiona se a Sertralina engorda.

As facilidades do mundo moderno podem ser consideradas como uma faca de dois gumes: se por um lado tornam o cotidiano menos pesado, por outro fazem com que as pessoas assumam mais tarefas e, muitas vezes, em um futuro mais próximo do que se gostaria, os sintomas da depressão se manifestam.

Antes de conhecermos um pouco mais sobre essa substância, vale lembrar que a indicação desse e outros antidepressivos é feita por um psiquiatra. Não consuma remédios sem conhecimento médico.

Sertralina: para que serve?

Como mencionado anteriormente, a sertralina é um medicamento indicado para o tratamento da depressão, acompanhada ou não de ansiedade.


É indicada, também, no tratamento do TOC (transtorno obsessivo compulsivo – em que o portador apresenta manias); na síndrome do pânico; transtorno de estresse pós-traumático; nos casos extremos de tensão pré-menstrual (há mulheres que se tornam psicóticas nesse período), e no transtorno de ansiedade social (pessoas que não conseguem interagir com outras em situações sociais).

A sertralina é dita como eficaz não somente no tratamento, mas também por evitar a reincidência dos episódios de depressão.

sertralina engorda

Sertralina Engorda?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a maioria das pessoas que são adeptas de uma dieta balanceada e realizam atividades físicas regularmente são menos propensas a desenvolverem sintomas de depressão e ansiedade.

Isso se deve ao fato das atividades físicas estarem intimamente ligadas à produção de serotonina (hormônio do relaxamento, do prazer). Além disso, a dieta balanceada mantém o organismo nutrido e saudável, resultando em uma produção equilibrada de todos os hormônios reguladores do humor.

Com esses fatores, a pessoa tem hábitos alimentares e de sono satisfatórios, aumentando o sistema imunológico. Em outros termos, é o tipo de pessoa que nem a gripe derruba!

Entretanto, mesmo as pessoas mais centradas passam por momentos extremos de stress que podem levar a uma depressão e, consequentemente, ao uso do cloridrato de sertralina. E, além desses sintomas, ainda há a preocupação e a dúvida se a sertralina engorda.

Geralmente o que acontece é o contrário: indiretamente a sertralina resulta na perda de peso ganho no surto de ansiedade. A pessoa depressiva com sintomas de ansiedade por muitas vezes acabam comendo mais do que o normal na expectativa de diminuir a sensação de ansiedade.

Especialmente quando se deparam com um problema que não conseguem ‘ver uma luz no fim do túnel’, a ansiedade se estabelece e a comida acaba funcionando como uma válvula de escape. O ganho de peso é apenas resultado da ansiedade desenfreada.

Ao iniciar o tratamento com o cloridrato de sertralina, a ansiedade passa a diminuir até ser totalmente controlada e, consequentemente, a vontade incessante de comer também diminui até desaparecer totalmente.

Com isso, o apetite fica controlado e é aí que se torna impossível afirmar que a sertralina engorda. Na verdade, não se pode dizer que a sertralina engorda ou emagrece diretamente, porque simplesmente essa substância não tem essa função.

Efeitos Colaterais da Sertralina

Em algumas pessoas, essa substância causa enjoos e falta de apetite, fazendo com que essas pessoas acreditem ser impossível o fato que a sertralina engorda. Entretanto, é fundamental que se tenha em mente que esse medicamento não é inibidor de apetite. Sua função não é essa.

Esse é apenas um dos efeitos colaterais que, a longo prazo, podem resultar em problemas bem mais graves que o simples ganho de peso. Além disso, os efeitos colaterais variam de pessoa para pessoa, ou seja, não é via de regra que a pessoa que usar a sertralina vá perder o apetite.

Outros efeitos colaterais observados pelas pessoas que consomem a sertralina são: boca seca, aumento da sudorese (suor excessivo), tontura, tremores, diarreias, náuseas, anorexia, insônia ou sonolência excessiva, disfunção sexual principalmente no homem causando o retardo da ejaculação, enxaquecas e, em casos mais extremos, convulsões e AVCs (derrames).

É preciso tomar muito cuidado com as interações medicamentosas, ou seja, o uso da sertralina e outro medicamento como antibióticos, etc. Relate ao médico caso esteja fazendo uso contínuo de outro medicamento antes de começar a tomar a sertralina.

Tire todas as suas dúvidas com o nutricionista também, caso faça uso de suplementos e termogênicos e precise fazer uso da sertralina.

Uma coisa é certa, não se pode afirmar que a sertralina engorda ou emagrece. Sua função não é essa e é preciso parcimônia em seu uso. Então não se preocupe com o peso, mas sim com sua saúde!





Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (21 votes, average: 4,33 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *