Sorvete Engorda?

O sorvete ajuda a refrescar nos dias mais quentes, mas será que deve ser ingerido com moderação para não engordar?

Uma das paixões nacionais, o sorvete em suas variadas formas, faz a alegria da galera o ano todo! Mas, cuidado! Por trás dessa delícia gelada se esconde altas quantidades de gordura e afirmar que o sorvete engorda não é um erro.

A boa notícia é que alguns fabricantes dessa sobremesa refrescante e saborosa estão cada vez mais de olho no universo fitness e, por isso, já é possível encontrar com certa facilidade sorvetes na “versão maromba”.

Não vá pensando que por ser nutricionalmente melhor, ou seja, ele traz algum benefício para o organismo, você está liberado para se jogar nesse sorvete. Mesmo nessas versões, se consumido em excesso, o sorvete engorda mesmo!

Sorvete Engorda Mesmo?

Infelizmente, o fato é que quando falamos em sorvete, quanto mais saboroso, maior seu valor calórico.


Sem dúvida alguma o picolé de frutas é o tipo de sorvete menos calórico. Mesmo assim, dentre os sabores, há diferenças na quantidade de calorias. Para quem está de olho na balança, a melhor opção é o picolé de limão, que não tem gordura.

Vejam as diferenças: um picolé de limão possui 60 kcal. O de uva, 68 kcal. O de chocolate comum (sem a casquinha crocante), 118 kcal. O de brigadeiro (com casquinha e chocolate granulado), 170 kcal. Portanto, ao tomar um picolé de brigadeiro, você praticamente consome três picolés de limão.

Dentre os sorvetes de massa simples, uma bola média de sorvete de creme tem 100 kcal. O de flocos, 110 kcal. O crocante, 123 kcal e o de pistache, 146 kcal. O que mais chama a atenção nesse tipo de sorvete, entretanto, é a quantidade de gordura POR BOLA. Em média, são 4 gramas de gorduras totais.

Ainda falando sobre os sorvetes mais populares, as paletas mexicanas são as campeãs em calorias: a paleta de amendoim tem 402 kcal! Isso equivale a 7 picolés e meio de frutas! A de pistache, 337 kcal e a de nozes, 337 kcal. Para quem se preocupa coma forma física, a paleta mexicana realmente deve ser evitada.

Claro que não se pode afirmar que tomar 1 picolé esporadicamente vai comprometer sua dieta, porém tenha sempre em mente que o sorvete engorda sim. Quanto mais acrescido de cobertura e confeitos, mais calórico e com menos valor nutricional ele será. Vejam só: uma taça de banana split tem 843 kcal e um sundae, 616 kcal.

E não se deve ficar preocupado somente com o valor calórico destes. As quantidades de gordura e açúcar nas taças de sorvete são altíssimas e, certamente, serão precisos muitos treinos aeróbios para queimar o que for armazenado.

As versões marombas ainda trazem sorvetes calóricos, porém com alguns benefícios ao organismo e, comparadas aos tipos descritos acima, com um teor gorduroso bem menor.

São sorvetes que trazem, por exemplo, 8 gramas de whey protein em sua composição e um valor calórico de aproximadamente 80 kcal (variando conforme os sabores), sem qualquer adição de açúcar e gordura e 5 gramas de fibra alimentar. Eles prometem os mesmos benefícios de quem utiliza o suplemento: fornecer mais energia, auxiliar na regeneração muscular e no sistema imunológico, acelerar o metabolismo e maior sensação de saciedade.

Obviamente as opções de sabores não são muitas, porém para quem não consegue ficar sem sorvete, mas não quer perder o foco da dieta e treino, esse tipo é uma ótima opção. Vale lembrar que assim como o suplemento em si, esse sorvete engorda também.

Existe ainda uma opção que acaba sendo mais barata e bem menos calórica: o picolé caseiro. As opções são infinitas: você pode fazer um delicioso e totalmente fit sorvete detox! Usando água de coco e, se extremamente necessário, algumas gotas de sucralose ou stevia, seu suco verde vira um picolé super nutritivo e com baixas calorias que, de quebra, fará o papel do lanche entre as refeições.

Mesmo os picolés de frutas caseiros são menos calóricos que os industrializados. Basta usar sua criatividade e se deliciar a vontade, sem ganhar peso.

Quando o sorvete está liberado?

foto de sorvete de massa em diversos sabores

Toda dieta tem seu cheat meal, ou seja, escolha um dia da semana e em uma das refeições coma o que quiser, na quantidade que quiser. Algumas pessoas até fazem um cheat Day, em que tiram o dia todo para comer o que normalmente não comeriam.

Claro que se for fazer isso, leve em consideração a quantidade de calorias negativas que você já teve na semana. Se você já conseguiu emagrecer um pouco na semana, então você pode abusar um pouquinho mais desse dia, mas nada muito em excesso, pois se não todo o esforço para emagrecer terá sido em vão!

O sorvete engorda se consumido em excesso, assim como todos os outros alimentos, apesar de que há versões que extrapolam em número de calorias. É preciso cuidado para não prejudicar sua dieta, porém se privar do prazer de saciar sua vontade é tão prejudicial quanto exagerar.


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