Sulfato Ferroso Engorda?

Muitas pessoas tomam sulfato ferroso para engordar, mas será que ele engorda mesmo? Quais os efeitos colaterais desse remédio?

O sulfato ferroso é um remédio complementar de ferro para combater a anemia. O ferro pode ser encontrado em vários alimentos, porém às vezes, é necessário ingeri-lo de fontes externas. A dúvida se o sulfato ferroso engorda é muito comum e, neste artigo, vamos esclarecer alguns pontos sobre ela.

Para que serve sulfato ferroso?

O ferro, em nosso organismo, atua diretamente na hemoglobina (proteína encontrada dentro dos glóbulos vermelhos que é responsável por carregar o oxigênio para todas as células do nosso corpo) e na mioglobina (célula muscular que armazena oxigênio).

Em um organismo com deficiência de ferro, há uma diminuição da produção, tamanho e teor das hemoglobinas e mioglobinas, resultando em uma anemia ferropriva, ou seja, o organismo está privado (deficiente) de ferro.

As causas da anemia ferropriva geralmente podem ser:

  1. Falta de ferro na alimentação: muito comum em pessoas que começam uma reeducação alimentar ou estão realizando uma dieta com restrição de calorias. Muitas vezes, essas pessoas se privam de determinados tipos de alimentos por acreditarem que comprometerão suas dietas. Pessoas que passaram por um período de doença muito longo também podem desenvolver esse tipo de anemia por causa da alimentação que não é o suficiente para nutrir o organismo doente.
  2. Diminuição da absorção do ferro dos alimentos pela mucosa intestinal: isso pode acontecer por várias causas, inclusive algumas doenças do intestino, por causa de parasitas, por causa de cirurgias e na doença celíaca (alergia ao glúten).
  3. Perda de sangue recorrente e volumosa: algumas mulheres sofrem com sangramentos frequentes, além de uma menstruação muito volumosa, o que acarreta em anemia. Sangramentos causados por úlceras também são outro motivo.

Os sintomas da anemia ferropriva são: fadiga crônica e desânimo, inapetência (falta de apetite), tonturas e desmaios, diminuição do desejo sexual, taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), entre outros.

Sulfato Ferroso Engorda Mesmo?

 

Não se pode afirmar que o sulfato ferroso engorda. Isso porque em sua composição não há nenhum estimulante de apetite. O sulfato ferroso é composto por sulfato ferroso, sulfato de cobre, vitamina B1 e vitamina B2.

Então, porque se acredita que tomar ferro engorda? Como mencionado acima, uma das causas da anemia ferropriva é a inapetência, ou seja, a falta de apetite. Quando a pessoa inicia o tratamento com o sulfato ferroso, essa inapetência começa a ser reduzida e o apetite da pessoa sulfato ferroso engordacomeça a voltar.

O que acontece, então, é uma regularização do apetite, ou seja, a pessoa volta a ter seu apetite normal, aquele que já tinha antes de desenvolver a anemia.

>> COMPRAR SULFATO FERROSO COM DESCONTOS <<

Com a regularização do apetite, a pessoa volta a se alimentar melhor e, nas primeiras semanas de tratamento, pode ganhar peso. Entretanto, não foi porque ela ingeriu algo que estimulasse seu apetite, fazendo com que seja impossível dizer que o sulfato ferroso engorda.

Efeitos Colaterais do Sulfato Ferroso

Assim como qualquer complemento de vitaminas e sais minerais, é necessário cautela na ingestão do sulfato ferroso e somente o fazer por indicação de um médico.

Apesar da anemia ferropriva ser a mais comum das anemias, nem todas as pessoas que desenvolvem uma anemia é por causa da falta de ferro no organismo. Algumas anemias de origem hereditária (que passa de pai para filho) não tem nenhuma relação com o ferro, por exemplo, a anemia falciforme ou mesmo a talassemia minor e major.

É por isso que uma investigação das causas da anemia são tão fundamentais. O excesso de ferro no organismo pode causar uma doença tão grave quando a anemia.

Além disso, o sulfato ferroso é conhecido por causar constipação (intestino preso) em algumas pessoas e, estranhamente, diarreia em outras. As fezes ficam temporariamente com a coloração bem escura ou preta, assim como os dentes ficam manchados.

Mesmo com esses efeitos colaterais, a dúvida se o sulfato ferroso engorda não deve persistir.

O ferro nos alimentos

É possível encontrar boas quantidades de ferro:

  • Nas folhas verdes escuras: rúcula, espinafre, agrião, brócolis;
  • Nos cereais integrais;
  • Feijão, ervilha e lentilha;
  • Carnes vermelhas;
  • No açúcar mascavo.

Conclusão

O pior das hipóteses que você pode fazer para sua dieta é ficar com um organismo deficiente. Doenças como a anemia prejudicam muito mais do que se pensa. Restringir algum grupo alimentar (carboidratos, por exemplo), não só não fará com que você perca peso mais rápido como poderá levá-lo a desenvolver uma doença.

Caso esteja com alguns dos sintomas da anemia ferropriva, procure um médico. Não tenha medo de se tratar só porque acredita que o sulfato ferroso engorda. O principal é um organismo saudável e equilibrado.

Se sua intenção é ganhar peso e ouvir dizer que o sulfato ferroso engorda, como já foi dito, ele pode ajudar sim a engordar, mas existem outros medicamentos melhores como o cobavital e a buclina.

Gostou desse artigo? Dê seu voto!

(227 votos, média: 4,30 de 5)

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente!

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *