Supino reto

O supino reto é considerado um dos melhores exercícios para peito, mas tem alguns segredos para alcançar melhores resultados

O Supino reto é um exercício para trabalhar o peitoral, sendo um dos mais praticados pelos homens, e que dificilmente sai do treino deles para ser feito outro exercício. Nesse artigo vamos falar somente do supino reto, mas também existe o supino declinado e o supino inclinado.

Cada um dos três exercícios é para uma parte do peito especificamente (superior, inferior e mediana). O supino reto é para a parte mediana do peitoral, e é um dos melhores exercícios para dar volume no peito, sendo os outros bons para definir e modelar e também para ‘subir’ mais o peito.

Diferente de outros exercícios, o supino é um exercício de empurrar, e isso garante bastante força e permite aguentar bastante peso de cada lado na barra. Talvez até por esse motivo que o supino seja um dos exercícios mais usados para medir força, sendo que além dele vi apenas o leg press sendo usado para medir força também.

E também justamente por esse motivo, saber tudo sobre o exercício é importante para não causar lesões e para ampliar os resultados, pois não necessariamente mais peso garante maior hipertrofia, mas sim a correta execução dos exercícios.


Execução do Supino Reto

Para executar corretamente o exercício, siga os três passos abaixo:

  1. Deite no banco supino, pegue a barra com a distância dos ombros e o dorso das mãos voltados para cima.
  2. Tire o peso do suporte e abaixe devagar até encostar na parte média do peito.
  3. Volte a barra na posição inicial por empurra-la totalmente, até que não seja mais possível por causa do bloqueio dos cotovelos.

supino reto

Algumas dicas sobre o Supino

A posição do corpo no supino reto é importante, tanto para a correta execução quanto para não ocasionar lesões. As costas deverão estar encostadas no banco durante a execução do exercício, para não ocorrer lesões na coluna.

É importante os pés tocarem no chão para deixar o corpo mais estável e firme durante o exercício, principalmente durante a fase de empurrar o peso.

A distância entre as mãos também é importante pois o supino fechado (com as mãos mais próximas na barra) enfatizarão a parte interna do peito e o tríceps, enquanto uma pegada aberta trabalha mais a parte externa do peito e menos o tríceps, embora ainda existirá um pequeno apoio do musculo. É indicado que a distância das mãos seja pelo menos a distância dos ombros, ou um pouco mais aberto.

O movimento ocorre empurrando e barra e descendo a barra até encostar no peito, na parte médio do peito, nem muito em cima nem muito em baixo. Deixando os cotovelos bem abertos, num algum de 90º com o corpo, irá retirar um pouco do apoio do tríceps.

aparelho supino

Caso desejar trabalhar mais intensamente o peitoral no exercício, não deixe-o encostar no peito, mas chegue o mais próximo possível, e assim que chegar perto empurre novamente a barra para cima. Isso fará com que o trabalhe mais intensamente o exercício, não dando tempo de descanso nas pequenas encostadas da barra no peito.

Existem diversos aparelhos para executar o supino, e são excelentes para substituir o uso da barra, principalmente pela estabilidade que eles proporcionam e a segurança, pois caso você sentir algum dor ou não aguentar terminar a repetição, não haverá problema da barra cair no seu peito.


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