Suplemento Engorda ou Emagrece?

Quem começa praticar atividades físicas e quer melhorar os resultados busca tomar suplementos, mas essa dúvida surge: suplemento engorda?

Se você frequenta uma academia certamente já ouviu falar que, dependendo do seu objetivo de treino, você precisa de suplementação. Porém, suplemento engorda? Descubra a seguir.

O que são suplementos?

Suplementos são produtos que são introduzidos na dieta do indivíduo e que têm como funções melhorar o desempenho e potencializar os ganhos, sejam eles no ganho de massa magra e hipertrofia muscular, ou na queima de gordura.

Os principais suplementos disponíveis no mercado e suas funções são:

  • Pré-treinos, cuja função é basicamente ‘aumentar seu fôlego’ na hora do treino. Não possui características de construção muscular.
  • Proteicos, que são usados para aumentar o aporte de proteínas na sua dieta. As proteínas é que são as responsáveis pela regeneração e construção muscular.
  • Suplementos de compensação, que são indicados somente para atletas que possuem restrições na dieta.
  • Repositores, como os isotônicos, que têm a função de repor rapidamente que é perdido na performance de esportes que exijam muito esforço.
  • Aminoácidos, como os BCAAs, que objetivam o aumento de massa muscular e recuperação das fibras após o treino.

Suplemento engorda mesmo?

suplemento engorda

Sim, suplementos engordam. Entretanto, é preciso entender que a dieta é sempre baseada no objetivo do indivíduo. Se, por exemplo, esse indivíduo tem como objetivo a eliminação da gordura localizada, ganho de massa e definição muscular, sua dieta terá uma necessidade calórica baseada nesses fatores. Será também levado em consideração a equação ganho x gasto de calorias, a qual é muito simples: se você ganha mais do que gasta, vai engordar.

Nunca se deve iniciar a suplementação baseado no “amigo marombeiro”.

O suplemento engorda ou não dependendo da dosagem específica para a dieta. No caso descrito acima, a quantidade calórica dos suplementos que serão introduzidos em sua dieta está incluída no total de calorias que deverão ser ingeridas no dia, portanto, não haverá ganho de peso.

Somente nos casos de uma dieta altamente calórica ou quando o suplemento é tomado de forma aleatória, sem qualquer tipo de supervisão e indicação (ou, principalmente como é mais comum, quando essa supervisão ou indicação são incorretas), é que vão ocasionar no ganho de peso.

Se você já consegue todo o aporte de vitaminas e nutrientes que seu organismo necessita através da alimentação e, por qualquer que seja o motivo, resolve fazer uso de suplemento, certamente em pouco tempo estará afirmando que suplemento engorda mesmo, mesmo não sendo totalmente verdade.

Lembremos que, na prática da musculação, por exemplo, não se deve levar a balança como indicador de que houve ou não ganho de peso.

O suplemento alimentar proteico, por exemplo, Whey Protein, Caseína, etc, trabalhando em conjunto com a rotina de treinos e a dieta alimentar, promove o ganho e a hipertrofia muscular. Quando se perde peso, geralmente o que se perde mesmo é, além da gordura, massa magra. O suplemento, ao começar a repor e regenerar as fibras musculares, devolve o tônus do músculo e o deixa hipertrófico.

Nesse caso específico, não podemos dizer que o suplemento engorda, pois não foi isso que ocorreu. Apesar do ponteiro na balança ter subido, as medidas do indivíduo deverão estar menores, pois não houve aumento ou acúmulo de gordura. O que houve foi uma definição muscular, e o músculo ocupa menos volume e possui mais peso que a gordura.

É muito importante lembrar que nenhum suplemento faz milagre e, muito menos, trabalha sozinho. O próprio nome diz, ele é um suplemento que vai complementar e harmonizar todas as substâncias do seu organismo.  Além disso, tomar o suplemento e ficar sentado em frente à TV esperando os músculos crescerem, só vai fazer com que a informação que os suplementos engordam se espalhe ainda mais.

Tome muito cuidado ao misturar vários suplementos. Nem todo mundo pode tomar um pré-treino ou um termogênico, por exemplo. Portanto, não é porque a pessoa mais marombeira que você conhece toma uma variedade indecifrável de suplementos, que você pode e deve tomar também.

Qual suplemento tomar?

Aqui no Glicose você tem bastante conteúdo especifico sobre cada suplemento, portanto, estude muito bem, leia os comentários das pessoas que utilizaram determinado suplemento e estude realmente se esse determinado suplemento que você deseja utilizar, serve ou não para você.

Se possível, e o mais indicado, é que você faça uma avaliação junto a um nutricionista, de preferencia um esportivo, para que ele possa fazer uma avaliação completa e verificar quais suplementos são realmente mais indicados para você ou não.

Se sua intenção é engordar, ele poderá te passar suplementos que engorda rápido, como os hipercalóricos, ou então outros tipos de massa com bastante carboidratos. Se sua intenção é emagrecer, ele pode te passar algum suplemento especifico para isso. Ou então, se sua intenção é definir e ganhar músculos, os mais indicados são os suplementos a base de proteínas e aminoácidos.

Como dito anteriormente, o suplemento engorda quando seu valor calórico não está incorporado ao total do gasto calórico diário adequando ao seu objetivo de treino. O excesso, a falta de informação (ou informação incorreta vindo de pessoas que não estão aptas a fornecê-la), é que vai fazer com não só com que o suplemento engorde, mas que outros problemas de saúde se manifestem.









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