Tríceps Francês

O tríceps francês é um ótimo exercício para quem está procurando treinar mais a cabeça longa e medial do tríceps

O Tríceps Francês é um excelente exercício para hipertrofia desse musculo, e muitos praticantes de musculação gostam desse exercício pela facilidade da execução e pelos excelentes resultados que ele trás.

Embora o tríceps francês com a barra seja executada mais por homens, mulheres também podem fazer normal esse exercício. Para as mulheres que esteja começando é melhor não pegar muito peso ou então levantar apenas a barra, até ter uma completa execução do exercício, visto que o modo como se faz pode ser difícil para iniciantes.

Esse exercício tem como músculo primário o tríceps, mas também pode trabalhar o Deltoide e antebraço como musculo secundário.

Tríceps Francês

Para executar com perfeição o tríceps francês, siga os três passos a abaixo e depois veja algumas dicas sobre como potencializar o resultado de acordo com sua necessidade.


  1. Sente-se no banco, segure a barra com uma pegada fechada, com o dorso das mãos para cima e os braços estendidos, como pode ver na imagem.
  2. Flexione os cotovelos para a barra faça o movimento atrás da cabeça.
  3. Volte a barra na posição inicial estendendo os braços novamente.

Tríceps Francês

Dicas sobre o Tríceps Francês

A distância entre as mãos na barra tem enfoque diferente, sendo que a pegada fechada trabalha mais a parte externa do tríceps e a pegada aberta trabalha mais a parte interna.

Você poderá executar o tríceps francês tanto com uma barra reta quanto uma barra EZ ou W ou ainda um halter, sendo que na barra reta poderá fazer uma pegada supinada ou pronada, e nos outros a pegada será neutra.

A pegada na barra também muda o enfoque, sendo que uma pegada pronada trabalha o tríceps interno e a pegada supinada o tríceps externo. Já a pegada neutra trabalha o tríceps como um todo.

Para ter uma melhor hipertrofia no tríceps, o movimento deverá ocorrer apenas no cotovelo, sendo que o ombro e o braço deverão sempre ficar imóveis. Ao descer a barra para trás da cabeça, a tendência é que o cotovelo vá para frente e ao subir a barra a tendência é que os cotovelos se abram. Se isso acontecer, além de não estar executando corretamente o exercício e não estar trabalhando apenas o tríceps, poderá ocasionar lesões.

Esse exercício é considerado um pouco difícil por causa do modo em que é executado, pois coloca a articulação do ombro em uma posição vulnerável. Para quem tem problemas ou já teve algum tipo de problema no ombro, provavelmente esse exercício não será sua melhor escolha.

Se sentir algum tipo de dor durante esse exercício sem ser no tríceps, para imediatamente e chame seu instrutor para te auxiliar, e caso estiver fazendo correto, então será melhor trocar de exercício.

Tríceps Francês Unilateral com Halteres

Caso desejar, também poderá executar o tríceps francês unilateral, utilizando um halter e fazendo um lado de cada vez. Para isso, segure o halter com a palma da mão virada para frente faça o movimento atrás da cabeça. Esse tipo de exercício trabalha a parte externa (cabeça longa) do tríceps.

Tríceps Francês Unilateral





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