Uva Engorda?

Sabe-se que algumas frutas tem bastante calorias, mas será que a uva engorda ou ajuda no emagrecimento saudável?

Emagrecer comendo frutas não é um sacrifício nenhum. Mas será que as frutas não engordam? No caso da uva, será que a uva engorda? É o que veremos neste artigo.

As frutas são ótimas fontes de vitaminas e minerais, ajudam a dar saciedade, contribuindo para nossa dieta e nos ajudando a ter uma alimentação saudável. Além de que nos fornecem energia e resistência, auxiliam no bom funcionamento do intestino, o que proporciona inúmeros benefícios e equilíbrio ao nosso organismo.

Mas é sempre bom lembrarmos que existem frutas que engordam e frutas que emagrecem, portanto não é bom sairmos abusando do seu consumo por aí.

Será que a uva engorda ou emagrece?

A uva é constituída por uma quantidade significativa de água e não contém muitas calorias. Cerca de uma xícara de uvas possui aproximadamente 60 calorias. No entanto, a atenção com relação à uva deve se dar devido ao fato de que esta fruta possui uma certa quantidade de açúcar, aproximadamente 17 gramas para cada 100 gramas de fruta. Porém este não é um fator que nos leva a afirmar que a uva engorda.


Comer muitas unidades de uva por dia pode significar uma quantidade de calorias que o organismo não é capaz de consumir, e aí sim, nesse caso, a uva engorda. No entanto, se o consumo desta fruta ocorrer de maneira moderada e equilibrada não há problema nenhum relacionado ao aumento de peso, muito pelo contrário, você poderá usufruir de todas as excelentes propriedades da uva e todos os benefícios que a fruta tem a oferecer.

Uma substância que está presente na uva é o resveratrol, que possui propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas.

Pelo fato desta fruta ser rica em antioxidantes e vitaminas ela pode sim contribuir para o emagrecimento. Além disso, é uma fruta considerada altamente energética, seu suco também contém propriedades benéficas a saúde.

Benefícios da uva

uva engorda

São vários os benefícios que a uva contém, sendo estes:

  • Rica em minerais, como cálcio, ferro, sódio, potássio e magnésio;
  • Rica em vitaminas, como vitamina B e C;
  • Possui muitas proteínas, carboidratos, fósforo, iodo e flavonóides;
  • Auxilia na limpeza do sangue, drenando as vias biliares e desobstruindo artérias, já que regula as taxas de colesterol no sangue, podendo reduzir a incidência de infartos;
  • Os flavonóides ajudam a proteger o organismo contra os radiais livres;
  • Ajuda na recuperação de ulceras e gastrites, além de auxiliar no funcionamento de outros órgãos como fígado e rins, e também na eliminação do acido úrico.

Apesar da uva possuir uma série de benefícios, é considerada uma fruta calórica, possuindo mais carboidratos, por conta disso, se for consumida em excesso, pode-se dizer que a uva engorda sim, mas não por que ela em si contém calorias varias, mas tudo em excesso engorda. Uma vez que, a sensação de saciedade não é obtida devido ao potencial calórico do alimento que é consumido, mas sim em função da quantidade de alimento ingerido.

Também podemos consumir a uva de forma a substituir outros alimentos mais calóricos ou com maior porcentagem de açucares e gorduras. Uma sugestão é que podemos adotar o consumo de uvas como sobremesa.

suco de uva engorda

Dentre os derivados da uva está presente o vinho, que é um dos produtos mais conhecidos e que tem na uva seu principal ingrediente. Recomenda-se que o vinho seja bebido com moderação e durante as refeições.

Diversos estudos apontam que o vinho proporciona inúmeros benefícios para o nosso organismo, pois apresenta substâncias com efeito antioxidante e antibiótico, além de contribuir na diminuição do colesterol ruim e aumentar o bom colesterol.

Porém, por ser uma bebida alcoólica, o vinho pode engordar se não for tomado de maneira moderada, pois o álcool no corpo vira ‘açucar’ e consequentemente você irá ganhar peso. Talvez a afirmação de que a uva engorda esteja mais relacionada com seus derivados do que a própria fruta em si.

O suco da uva, mais nutritivo que o vinho e com as mesmas propriedades, pode também acelerar o metabolismo a eliminar o ácido úrico, que é o causador da fadiga, e também estabelece o equilíbrio do organismo fazendo com que tenhamos mais energia.

Os derivados da uva, consumidos de forma moderada auxiliam no bom funcionamento do organismo, contribuindo de uma forma geral para quem quer ter uma vida saudável.

Não podemos dizer que a uva engorda, pois ela possui muitos nutrientes necessários para nosso corpo e que podem fazer muito bem para a saúde. Recomenda-se que a uva seja consumida pela manhã onde seus nutrientes são mais bem aproveitados, e durante o restante do dia não consumir em excesso, pois aí sim teremos um ganho de peso com a ingestão desta fruta.





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