Whey Protein Engorda

O Whey Protein é um dos suplementos mais usado por quem faz academia, mas dai surge a dúvida se engorda ou não

Os suplementos alimentares são cada vez mais comuns no mercado, principalmente para as pessoas que praticam alguma atividade física. Estes produtos são voltados tanto para quem busca ganhar massa muscular quanto reduzir peso e gordura corporal. Neste artigo, mostraremos o que este suplemento faz e iremos analisar se o whey protein engorda mesmo ou se isso é um mito!

Se quiser saber mais sobre este assunto, leia também o artigo creatina engorda.

O whey protein engorda?

O whey protein é um suplemento desenvolvido à base da proteína do soro do leite, sendo normalmente encontrado na sua versão em pó, podendo também estar associado a outros produtos, como aqueles com adição de carboidratos, vitaminas, minerais e até mesmo outras substâncias.

Este produto é muito indicado para ser utilizado após a atividade física, devido à sua alta quantidade de proteínas, servindo também como complemento proteico em lanches saudáveis. Muitas receitas podem ser feitas com este produto como panquecas, omeletes, bolos, tortas, sopas, molhos para carnes, entre outros, sendo facilmente acrescentado no dia a dia.


Os suplementos, em geral, podem gerar dúvidas entre os praticantes de atividades físicas. Uma das perguntas que iremos responder aqui neste artigo é se o whey protein engorda ou não, dúvida muito comum entre os consumidores deste tipo de produto.

Vale sempre lembrar que o uso de suplementos é relativamente seguro, mas que não devem ser utilizados de maneira excessiva e que as alterações na alimentação devem sempre ser acompanhadas por um profissional da área da saúde, como um médico ou nutricionista.

Vamos conhecer agora algumas das principais vantagens de se utilizar este tipo de suplemento e também analisar se o whey protein engorda realmente.

Auxilia no desenvolvimento da massa muscular

whey protein engorda

Os músculos são formados por fibras que são rompidas durante o esforço realizado na atividade física, principalmente na musculação, sofrendo uma pequena inflamação no local.

Para combater esta lesão, o corpo busca a proteína disponível através da alimentação e a utiliza para recuperar as fibras musculares, aumentando-as de volume, como ocorre no caso da hipertrofia muscular.

O uso de suplementos à base de proteínas é sempre uma ótima opção, principalmente para os praticantes de atividades físicas mais intensas, mas também é possível se complementar a quantidade de proteínas diárias com o acréscimo de alimentos como as carnes bovina, suína, de frango, os ovos, leites e derivados, além das fontes vegetais de proteínas como a soja, o feijão, as castanhas, entre outros.

Portanto, a utilização do whey protein como suplemento auxilia no aumento da quantidade de proteínas da alimentação e, como consequência, promove maior desenvolvimento muscular. Com o aumento da quantidade de músculos no corpo, haverá, provavelmente, o aumento do peso corporal, porém não necessariamente em gordura.

Logo, o whey protein engorda somente caso não seja feita uma atividade física adequada ou nos casos em que a quantidade de calorias totais excede muito o valor do gasto energético diário.

Contém uma proteína de alto valor biológico

Outro benefício da utilização do whey protein é o consumo de um tipo de proteína com alto valor biológico. Os aminoácidos são as unidades formadoras das proteínas. Quando uma proteína é considerada de alto valor biológico, isto significa que ela é mais completa nos aminoácidos essenciais, principalmente.

O whey protein é formado pela proteína do soro do leite que está entre as proteínas de maior valor biológico atualmente disponíveis, garantindo, assim, um melhor desenvolvimento muscular e de recuperação das fibras.

Além disso, muitos aminoácidos participam diretamente da produção de energia da célula e na recuperação muscular.

Portanto, o uso do whey protein ajuda no ganho de massa magra e também na melhoria do desempenho e da recuperação dos músculos.

Contém baixo teor de gorduras saturadas

whey protein

Quando é necessário aumentar a quantidade de proteínas da alimentação, normalmente são utilizados alimentos como carnes bovina, suína, de frango, peixes, ovos e leite.

Alguns destes alimentos podem conter altos teores de gordura saturada, aumentando não só a quantidade de calorias, como também causando o crescimento dos níveis do colesterol ruim e dos riscos da ocorrência de doenças cardiovasculares.

Outra questão importante para se entender é que o whey protein engorda somente se for utilizado sem o controle adequado na alimentação e também sem a intensidade correta de treino, visto que o mesmo não contem gordura mas sim apenas proteínas e talvez uma pequena quantidade de carboidratos.

Se caso você notar um aumento de peso na balança após ter começado o uso do whey protein, isso não significa que tomar whey engorda, mas na verdade o ganho na balança pode estar associado com o ganho de massa muscular, o qual poderá aumentar sim o seu peso na balança, mas sua gordura corporal continuará igual ou inclusive poderá até estar abaixo se comparado a antes de você tomar.

Conclusão

Muitas pessoas que estão começando a fazer musculação ouvem sobre o Whey Protein e os excelentes benefícios dele, mas dai surge essa duvida: Whey Protein Engorda? Se sua intenção é ganhar peso, então ele poderá te ajudar, pois você ganhará peso em massa muscular, e isso é a maneira mais saudável de engordar. Se você quer emagrecer, então ele também te ajudará, pois irá trocar aos poucos o acumulo de gordura por massa magra. Ou seja, gordo ou magro, precisando emagrecer ou engordar, o Whey Protein será muito útil para você!


Gostou desse artigo? Dê seu voto!

Péssimo! Não gostei de nada!Ruim!Gostei, ta na média!Muito bom!Excelente! (13 votes, average: 3,54 out of 5)
Loading...

1 pensamento em “Whey Protein Engorda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *