Whey Protein

O Whey Protein é considerado um dos melhores suplementos para quem deseja ganhar massa muscular de modo saudável

O Whey Protein, entre os praticantes de musculação e atividades físicas, é com certeza o suplemento mais comentado e usado por tais pessoas. Acontece que o real motivo para isso é a ajuda que o Whey Protein dá para diversas tipos de pessoas, desde as que precisam ganhar peso, as que precisam emagrecer, as que precisam ganhar massa muscular, ou até mesmo pessoas com problemas sérios de alimentação, que precisam do auxilio desse suplemento e outros parecidos para conseguir melhorar um pouco a saúde.

Resolvi escrever esse artigo, pois embora ele será um pouco extenso, você vai sair daqui sabendo exatamente tudo sobre o Whey, o que é e o que não é, para que serve, como tomar, e mais diversas outras informações importantes. Portanto, se você está praticando musculação ou outra atividade física que exige que você comece a tomar whey protein, então leia até o final do artigo!

Primeiramente, o que é Whey Protein?

Acho que a primeira pergunta a ser respondida e que vai ajuda-lo a ter uma linha de raciocínio melhor é responder a pergunta: O que é Whey Protein? Bem, o Whey Protein é um suplemento adquirido principalmente em lojas de suplementos, sendo que sua principal formação é a proteína do soro do leite.

Como a proteína do soro do leite não é tão barata, as mais baratas geralmente contem bastante quantidade de carboidratos juntos, pois isso acaba barateando o suplemento e consequentemente fazendo as pessoas comprar. Existem diversos tipos de whey protein diferente, em que vamos explicar mais a seguir, mas quanto mais puro mais caro ele será.

A proteína, como você deve saber, tem a principal função de auxiliar na reconstrução muscular após os exercícios, fazendo com que dessa maneira você ganhe massa muscular. Ao tomar após o treino, além de ajudar na recuperação dos músculos, você também evita o efeito catabolico que ocorre, pois como as fibras precisam de aminoácidos, ao ingerir através da suplementação isso diminuirá a ‘quebra de músculos’ para a reconstrução muscular.

Para que serve o Whey Protein?

Embora já foi explicado que o Whey Protein serve para aumento de massa muscular e reconstrução as fibras lesionadas, vamos explicar de uma maneira mais objetiva para você entender como ele funciona em nosso corpo.

Ao praticar musculação ou algo outro exercício que exige muito dos musculos, as fibras musculares sobrem muita pressão e elas se rompem. Para voltarem ao seu estágio normal, elas precisam de proteína para se recuperar. Isso significa que após um treino pesado, o seu corpo automaticamente tentará restaurar as fibras lesionadas.

Porém, o corpo humano é uma coisa fabulosa, uma verdadeira maravilha de Deus! Se você não tiver ingerido proteína necessária para essa reconstrução, ao invés de deixar seu musculo lesionado, ele irá restaura-lo a todo custo! E sabe qual é o custo? Retirar as proteínas dos outros musculos!

Para quem está buscando a atividade física como uma forma de ganhar massa muscular, esse pode ser considerado o maior custo que existe, pois todo o esforço que foi realizado antes será transportado de um musculo para outro. No fim das contas, embora você ainda sair ganhando alguns centésimos de milímetros de musculo, você ainda saiu perdendo, pois se tivesse suplementado, teria ganhando muito mais!

Esse processo de transportar a proteína para reconstrução muscular de um musculo lesionado se chama catabolismo. O catabolismo é a pior coisa que existe para quem pratica atividade física, e se você tiver condições para evita-la, então o faça!

Portanto, chegamos a conclusão de que o Whey Protein tem dois objetivos principais: reconstruir o musculo e evitar o catabolismo.

Whey Protein Engorda?

whey protein engorda

Dai surge a dúvida: Whey Protein engorda? Emagrece? Ou apenas ajuda a ganhar massa muscular? Vamos entender com detalhe um pouco sobre cada pergunta.

Primeiramente, vamos falar sobre o Whey Protein Engordar. Quando se fala em engordar, o que logo vem em nossa mente é uma pessoa ganhando peso, principalmente na balança. Se o ‘engordar’ para você ser isso, então sim, o Whey protein engorda mesmo! Porém, aos olhos mais críticos, engordar significa ganhar gordura corporal, ou seja, aquele peso que não serve para nada.

Como já foi dito, o corpo humano é uma coisa magnifica! E uma das outras coisas magnifica que eles faz é se precaver para o futuro. A gordura corporal nada mais é do que uma maneira de o corpo guardar energia para o futuro, quando isso for necessário. Porém, esse tipo de engordar, o Whey Protein não faz! Na verdade, isso até pode acontecer, mas somente se você suplementar além da quantidade permitida por dia. Mas isso só acontece com atletas que realmente vivem isso e inclusive seu trabalho é o seu corpo. Portanto, não se preocupe pois você não ganhará peso ruim tomando o Whey Protein.

Mas, então, o que o Whey Protein engorda, já que não é a gordura corporal? Como dito, o Whey Protein ajuda a ganhar massa muscular, e a massa muscular tem bastante peso na balança. Portanto, se você é bem magro e precisa ganhar peso, o Whey Protein irá te ajudar, pois o fará ganhar massa muscular. Porém, não se iluda pensando que apenas tomando Whey você conseguirá ganhar bastante peso. O correto é você tomar um hipercalórico para ajudar no ganho de peso!

Whey Protein Emagrece?

whey protein emagrece

Embora muitas pessoas que querem tomar Whey estejam desejando ganhar peso, em contra partida outras pessoas que fazem musculação precisam perder peso, e como sabem dos excelentes resultados que o Whey Protein proporciona para o aumento de massa muscular, surge a dúvida: tomo ou não tomo? Se eu tomar, isso vai estar prejudicando minha dieta?

Bem, se esse é o seu caso, saiba que o Whey Protein possui calorias, e que se você simplesmente adiciona-lo em sua dieta, provavelmente isso prejudicará um pouco sua perda de peso a curto prazo, pois querendo ou não, o seu déficit calórico irá diminuir um pouco. Caso tenha solicitado um nutricionista fazer sua dieta, peça-o que refaça levando em conta o suplemento que você começará tomar.

Mas, como eu disse, se você simplesmente adiciona-lo em sua dieta, você estará prejudicando perder peso a curto prazo, pois a longo prazo, você com certeza irá emagrecer! E existem diversos motivos para isso! Vamos citar alguns agora:

  1. Como dito, o Whey Protein auxilia no ganho de massa muscular. Diferentemente da gordura, que é um peso morto e tem apenas a função de servir como um estoque de energia, a massa magra é ativa, e gasta calorias a todo momento para ficar viva.
  2. Ao se praticar exercício físico, como a musculação, o catabolismo irá ocorrer, seja você magra ou gordo. Ao tomar Whey, você estará protegendo a massa magra e consequentemente perdendo apenas gordura corporal.
  3. Em dietas para emagrecer, existe uma estratégia de se ausentar a ingestão de gorduras e carboidratos e aumentar a quantidade de proteínas ingeridas. Isso faz com que o metabolismo gaste até 30% a mais de energia para metabolizar a proteína. Embora a ausência completa de carboidrato e gordura em uma dieta seja ruim e nada recomendado, aumentar um pouco a quantidade proteína ingerida pode sim aumentar a queima de gordura.
  4. Outro aspecto muito importante é que a proteína ajuda a saciar a fome pois a digestão dela comparada ao carboidrato, por exemplo, é mais demorada, e consequentemente o corpo demora mais para sentir fome.
  5. Como já foi citado, quanto mais massa muscular você ter, mais queima de gordura irá acontecer e consequentemente mais você irá emagrecer. Porém, tomando proteínas você emagrece o dobro! Como assim? Você perde gordura corporal e ganha massa magra! Isso significa que você irá afinar a barriga e aumentar os músculos, aumentando ainda mais a sensação que você emagreceu mesmo!

Portanto, existem 5 ótimos motivos do por que o whey protein emagrece e que deve ser levado em consideração caso você precisa perder peso. Apenas como foi dito, se sua intenção é também perder peso de maneira rápida, se você apenas inseri-o em sua dieta, talvez isso influencie um pouco. Peça ao seu nutricionista para refazer a sua dieta!

Como Tomar Whey Protein?

como tomar whey protein

Embora você pode tomar whey protein na hora que você desejar, geralmente a grande maioria não tem condições financeiras para tomar mais do que duas ou três vezes por dia, sendo que geralmente uma vez por dia já é o limite. Por isso, fundamental tomar o suplemento no horário que existe um maior ganho de massa muscular.

Por isso, é indicado dois horários: ao acordar e após o treino. O primeiro motivo é que em ambos horários, o corpo entra em estado catabolico e consequentemente, faz com que você perca músculos que batalhou tanto para conseguir.

Porém, embora o estado catabolico realmente exista nos dois casos, nem se compara tomar no pós treino do que tomar de manhã. Caso você estar tomando outro suplemento no pós treino, então sinta-se a vontade para tomar de manhã, mas se não prefira tomar no pós treino, pois seus ganhos serão maiores.

Acontece que logo após o treino, o seu corpo está no ápice para ganhar musculos. Se você suplementar nesse horário, não somente evitará o catabolismo, mas também irá ganhar muito mais massa muscular!

Embora muitas pessoas tomem puro o Whey Protein, a melhor maneira de se tomar é mistura-lo com dextrose. Acontece que como a dextrose é um carboidrato de rápida absorção, ao toma-la junto do whey, isso fará com que tenha um pico de insulina e consequentemente uma maior e mais rápida absorção da proteína para os músculos.

Para o período da manha, o mais indicado é que você tome apenas uma dextrose ou uma maltodextrina com uma albumina ou proteína de soja, pois esses suplementos já ajudará a evitar o catabolismo e custa bem mais barato do que o Whey Protein.

Tipos de Whey Protein?

whey protein

Existem 3 tipos de Whey Protein: Concentrado, Isolado e Hidrolisado. Vamos falar um pouquinho sobre cada um deles:

Whey Protein Concentrado

O Whey Protein Concentrado (WPC) é considerado o whey em sua forma mais simples, ou seja, que passou por menos estágio de filtragem, embora ainda assim é uma excelente proteína. É usado pela maioria dos praticantes de musculação, principalmente pelo fato que o seu preço é bem menor que os outros tipos de whey.

Esse tipo de Whey tem capacidade de fornecer entre 29% até 89% da proteína. Assim como os outros, o Whey Protein Concentrado é rico em aminoácidos essenciais, principalmente o BCAA, os quais auxiliam na recuperação muscular de maneira rápida.

Whey Protein Isolado

Dentre os 3 tipos de whey, o Whey Protein Isolado (WPI) esse pode ser o mais puro que existe, dependendo da marca que você comprar. Por regra básica, qualquer tipo de coisa que não seja proteína é removida desse whey, para deixa-lo o mais puro possível. Mas como existe a industrialização para deixa-lo com gosto melhor, como por exemplo com adição de adoçantes, pode ser que exista uma leve margem de carboidrato.

Whey Protein Hidrolisado

Já o Whey Protein Hidrolisado (WPH) tem a principal diferença de ter suas proteínas hidrolisadas, parcialmente ou completamente, o que faz com que a absorção da proteína pelo corpo corra de maneira mais rápida, já que a hidrólise já ocorreu antes.

Qual Whey Protein Comprar?

Além do fator de que existam 3 tipos de whey, como acabamos de ver, existe também a questão da marca, que você deve levar em consideração antes de comprar whey protein.

Falando primeiramente sobre os tipos de whey, não é possível falar qual é melhor ou pior. Para isso vou exemplificar. Vamos supor que você precise comprar um carro para ir trabalhar e 3 opções são dadas à você: fusca, gol e range rover. Dos 3, qual é melhor sua opinião? Provavelmente muitos vão falar que é a range rover. Mas você tem condição de comprar uma? Se sua resposta for sim, já te respondo que o Isolado e Hidrolisado é melhor no seu caso, pois você é rico! (risos) Mas o objetivo do carro é te levar para o trabalho, e isso tanto o fusca quanto o gol também farão, não concorda? A única diferença é a qualidade e a velocidade em que você chegará lá. Portanto, o melhor carro é o que está no seu alcance!

Acho que esse é o melhor exemplo, pois da mesma maneira, o melhor whey protein é o que está ao seu alcance, para você comprar mensalmente. É melhor você tomar o concentrado de maneira continua do que tomar somente 1 vez no ano um isolado.

Sobre as marcas, no artigo melhores marcas de suplementos, você terá uma ótima descrição sobre qual marca escolher.

Como o Whey Protein é feito?

Embora eu poderia escrever como o Whey Protein é produzido, encontrei uma imagem da página do facebook do Personal Trainer Connect que relata muito bem como o Whey Protein é produzido. Preferi colocar a imagem ao invés de escrever pois está bem fácil de entender.

whey protein produção da proteína

Onde Comprar Whey Protein?

O mais indicado para se comprar qualquer tipo de suplemento é em lojas especializadas em suplementos. Porém, existe uma grande diferença entre comprar suplementos em lojas físicas do que em lojas pela internet.

Lojas físicas possuem gastos altos como energia, funcionários, aluguel, e assim por diante, em comparação com lojas online que não tem isso. Porém, acho que o que mais encarece um produto é a saída dele. Quando mais um produto é vendido, mais baixo é possível faze-lo, pois isso irá aumentar ainda mais as vendas, pois a quantidade de compras compensa o desconto realizado.

E um dos melhores sites e que mais indico é o da Netshoes, pois além de ser considerado um dos maiores do brasil, possui descontos incríveis, todos os dias! Nem pesquiso preço pois sei que os preços e descontos deles são bem melhores que o da concorrência. Para comprar seu whey protein na Netshoes, clique aqui.









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